O que é a bronquiolite viral aguda? Descubra!

Publicidade

bronquiolite-viral-aguda

O que é a bronquiolite viral aguda? Descubra!

Bronquiolite é uma infecção infantil comum, em que ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens menores de ar presentes nos pulmões.

Bronquiolite viral aguda

A bronquiolite viral aguda é a infeção do trato respiratório inferior mais comum em crianças com até dois anos de idade.

Atualmente não há um tratamento efetivo para a doença e o tratamento padrão consiste em medidas de apoio. O inchaço das vias aéreas (acúmulo anormal de líquido) e a formação de tampões (rolhas) de muco podem causar chiado no peito e dificuldade de respirar nesses pacientes.

A nebulização

A nebulização com solução salina hipertônica pode ser um tratamento benéfico para o manejo da bronquiolite aguda porque pode melhorar a higiene das vias aéreas.

Esta revisão foi realizada para avaliar os efeitos da solução salina hipertônica (com concentração ≥ 3%) administrada via nebulização em crianças com bronquiolite aguda, comparada a nebulização com soro fisiológico (na concentração de 0,9%).

Se ficar demonstrado que a solução salina hipertônica é terapêutica, ela pode se tornar uma opção de tratamento barata e efetiva para esses pacientes.

Foram incluídos 11 estudos randomizados envolvendo 1090 crianças com bronquiolite leve a moderada.

Dez dos 11 estudos foram considerados como estudos de alta qualidade com baixo risco de erro (isto é, viés) nas suas conclusões.

A metanálise sugere que a nebulização com solução salina hipertônica pode encurtar em 1,2 dias em média o tempo de internação de crianças com bronquiolite aguda não grave e melhorar o escore clínico de gravidade da doença tanto em pacientes hospitalizados como nos não hospitalizados.

Efeitos

Não foram observados efeitos significativos a curto prazo (dos 30 aos 120 minutos) com uso de até três doses de nebulização salina hipertônica em pacientes em unidades de emergência.

Entretanto, mais estudos são necessários para responder esta questão. Não foram observados efeitos adversos significantes com o uso da nebulização salina hipertônica quando administrada juntamente com broncodilatadores.

Dados os benefícios clinicamente relevantes e a sua segurança, a nebulização com solução salina hipertônica usada juntamente com broncodilatadores deve ser considerada um tratamento efetivo e seguro para crianças com bronquiolite viral aguda leve ou moderada.

Causas da bronquiolite

A bronquiolite é causada, geralmente, devido à infecções virais no trato respiratório.

Devido a capacidade de rápida reprodução dos vírus, essas infecções podem começar no trato respiratório superior e se alastrar para o inferior, que é quando entra em contato com os brônquios e bronquíolos. Saiba mais:

Vírus sincicial respiratório (VSR)

A maior parte dos casos de bronquiolite é causada pelo VSR, vírus presente em abundância no mundo inteiro, responsável por diversos resfriados comuns.

Adenovírus

Trata-se de um vírus que acomete as membranas mucosas, responsável por cerca de 10% das infecções respiratórias em crianças.

O que é a bronquiolite viral aguda?

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This