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Perguntas Frequentes


Cólicas nas crianças – O que fazer??

É fundamental que o bebé se encontre num ambiente calmo, com estimulação visual e auditiva suave. Se os pais se sentirem exaustos devem pedir ajuda (avós, tios, amigos) e fazer uma pausa. Por vezes são precisos apenas uns minutos em silêncio para recuperar energia e enfrentar o choro do bebé com mais tranquilidade. Pais ansiosos podem transmitir essa ansiedade ao bebé, tornando-se mais difícil controlar os períodos de choro.

Existem algumas técnicas que podem ser usadas para tentar acalmar o bebé:

Chupeta
Embalar o bebé no colo tranquilamente com movimentos rítmicos de pouca amplitude, num ambiente calmo, diminuindo a estimulação visual. Apesar do que muito se diz, o bebé nesta idade não é manipulador, e o dar colo para confortar não o vai mimar demasiado!
Embalar o bebé no marsúpio
Mudar de ambiente, sempre tendo em conta que o estímulo visual e sonoro deverá ser suave
Banho de água morna
Massagem no abdómen, com movimentos suaves

A técnica de alimentação pode também reduzir a ocorrência das cólicas. No bebé alimentado a biberão, deve tentar alimenta-lo numa posição mais vertical, fazendo algumas pausas para eructar; preferir um biberão com sistema de escape de ar (anti-cólica) para diminuir a quantidade de ar deglutido. No bebé que faz aleitamento materno exclusivo, não prolongar as mamadas excessivamente e fazer pausa a meio para eructar pode também reduzir a quantidade de ar deglutido.

Existem vários medicamentos e preparados disponíveis para aliviar as cólicas, mas só deverão ser administrados com conselho médico.


O que é gastrite enantematosa leve do antro??

Gastrite enantematosa é um diagnóstico endoscópico da inflamação da mucosa do estômago, que pode ser leve, moderada e grave, além disso, pode ser aguda ou crônica. Aguda quando a inflamação é recente, e crônica quando já tem meses ou anos.


Discalculia – O que é?

A discalculia pertence ao grupo das perturbações da aprendizagem, que afetam a capacidade de uma pessoa adquirir e utilizar funções como a leitura ou o cálculo.

As perturbações da aprendizagem não correspondem a deficiências físicas ou mentais e não refletem a inteligência da criança. Contudo, estas perturbações afetam a sua capacidade de utilizar determinadas ferramentas, o que é importante e pode interferir com o seu desempenho escolar.

As perturbações da aprendizagem mais comuns são a dislexia, que perturba a leitura, a discalculia que interfere com a abordagem de conceitos matemáticos e a dificuldade de aprendizagem não verbal, relacionada com a coordenação e com a linguagem corporal. Estas perturbações podem existir em simultâneo numa mesma criança.

O termo discalculia deriva de acalculia, que corresponde a um transtorno adquirido da capacidade para realizar operações matemáticas, depois de estas se terem consolidado. Encontra-se sobretudo em crianças, é de carácter evolutivo ou relaciona-se com o desenvolvimento e associa-se sobretudo a dificuldades na matemática, mais concretamente da aprendizagem do cálculo. Mas pode-se manifestar ao nível da leitura, da escrita, de números ou símbolos, de conceitos e regras matemáticas, de memorização de factos e conceitos, e também no raciocínio abstrato. Podem ainda estar associadas a problemas em aprender a ver as horas ou a lidar com o dinheiro.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

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