Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho

Publicidade

Breve História do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo

A primeira instituição brasileira destinada ao estudo do câncer, o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, foi idealizada em 1920 pelo Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, então diretor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Este médico que se impressionou com o flagelo do câncer, iniciou um movimento a fim de arrecadar fundos para a criação de uma entidade que tratasse da doença, utilizando-se do radium e de outros métodos eletrofísicos e cirúrgicos para o tratamento da doença. Foi então formada uma comissão com membros da Sociedade de Medicina, os doutores Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, Oswaldo Pimentel Portugal e Raphael Penteado de Barros. Porém, apenas em cinco de novembro de 1929, o hospital conseguiu abrir suas portas, em terreno cedido pela Santa Casa de São Paulo, onde funciona até hoje. Desde então, não deixou mais de prestar este essencial serviço para a comunidade. O Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho não teve tempo suficiente para ver a concretização de sua obra, vindo a falecer no mesmo ano que se deu inicio ao projeto, em 1920. O setor de Ginecologia e Cirurgia foi o primeiro a começar a funcionar, chefiada pelo Dr. José Ayres Netto, que teve como assistentes, Pedro Ayres Netto (seu filho), Raul Vieira de Carvalho e outros. Na época, as cirurgias eram feitas na 1ª Enfermaria de Cirurgia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo e, somente em 1934, foi realizada nas novas instalações do próprio Instituto, a primeira cirurgia para retirada de um tumor de ovário. O Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que tem como objetivo: Estatutário. a) Promover o diagnóstico, a prevenção, a detecção e o tratamento do câncer; b) Incentivar investigações científicas relativas aos problemas do câncer e dos agentes empregados no seu tratamento; c) Promover cursos de especialização e aperfeiçoamento dentro de suas finalidades; d) Cooperar nas campanhas de combate ao câncer, com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Em consequência do seu excelente trabalho desenvolvido junto à comunidade, o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo foi considerado Utilidade Pública: Pelo Decreto Federal nº 1.146, de 13 de outubro de 1936; Pelo Decreto Estadual nº 10.794, de 9 de maio de 2000; Pelo Decreto Municipal nº 7.995, de 25 de fevereiro de 1969. Membro da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer – ABIFCC. O Instituto do Câncer Dr. Arnaldo é reconhecido com Entidade Beneficente de Assistência à Saúde através do CEBAS Nº SAS/MS:0204 de 28/02/2013.

Mais informações sobre o Dr. Arnaldo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Vieira_de_Carvalho

Publicidade

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


Neuroma de Morton – O que é?

Define-se por uma tumefação benigna do nervo interdigital (no espaço entre os metatarsos). O seu tratamento é cirúrgico e consiste na neurectomia (excisão do neuroma).

Esta doença pode ser descrita como uma “irritação” e/ou “inchaço” do nervo sensitivo localizado perto das cabeças dos metatarsos, entre dois dedos do pé. O neuroma é mais comum no terceiro espaço intermetatarsiano (entre o 3.° e 4.° metatarsos) e menos habitual ao nível do segundo espaço.

Afeta principalmente mulheres e por vezes surge em ambos os pés. Esta “irritação” pode ser devida a fatores mecânicos externos, tais como bursite, artrite ou artrose metatarso-falângica ou sobrecarga. E é esta a razão pela qual o neuroma de Morton está frequentemente associado com hallux valgus (joanete).


Costocondrite causa dor no esterno??

Sim, a costocondrite é uma causa comum de dor no esterno, que é o osso do peito, localizado no meio do tórax. Todas as costelas, exceto as duas últimas, estão ligadas ao osso esterno por uma cartilagem. Essa cartilagem pode ficar inflamada e causar dor no osso externo. A inflamação da cartilagem da costela é chamada costocondrite.


Pode tomar sulfato ferroso quando se está com suspeita de dengue??

Sim. O sulfato ferroso pode ser utilizado por pessoas que estejam com dengue ou com suspeita da doença.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).