UBS Cambuci

Publicidade

UBS Cambuci – Cambuci – São Paulo – SP

Telefone: (11)3209-3304 /
Unidade: Centro De Saúde / UBS
Endereço: Av Lacerda Franco, 791 – Cambuci – São Paulo – SP

Publicidade

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


O que é a síndrome das pernas inquietas??

A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio neurológico caracterizado por uma sensação de desconforto nos membros inferiores que provoca uma vontade incontrolável de movimentar as pernas. Os sintomas da síndrome das pernas inquietas se manifestam quando a pessoa está em repouso, sobretudo na hora de dormir.


Espasmos do esófago – Sintomas?

Os espasmos musculares ao longo do esófago, de um modo geral, são sentidos sob a forma de dor no peito, por trás do esterno que coincide com a dificuldade em engolir líquidos ou sólidos. Esta pode surgir durante a noite e ser suficientemente forte para interromper o sono.

Os líquidos muito quentes, muito frios ou com gás podem piorar este sintoma. Comer depressa também tende a agravar as queixas. Alguns doentes referem ainda uma sensação de um objeto preso na garganta. Noutros ocorre regurgitação dos alimentos ou azia.  Ocorre ainda dor intensa sem dificuldade na deglutição nalguns indivíduos. Esta, muitas vezes descrita como dor opressiva por trás do esterno, pode acompanhar o exercício ou o esforço, tornando difícil distingui-la da angina de peito. As manifestações tendem a ser intermitentes e variáveis ao longo do dia e podem durar minutos a horas. A ansiedade e a depressão são comuns nestes pacientes.

Se não for diagnosticada e tratada, esta condição pode evoluir, ao fim de muitos anos, para uma acalásia (dilatação do esófago com perda da sua capacidade contrátil).


Febre nas crianças – O que é?

É um sintoma comum nas doenças agudas infantis, devido a uma reação de defesa do organismo contra a infeção. Pode surgir subitamente e ser acompanhada de extremidades frias e tremores. 

A febre é das manifestações mais frequentes na criança, provoca grande ansiedade na família e é causa de muitas consultas de pediatria e absentismo dos pais. Não é uma doença, mas sim um sintoma, comum a várias doenças. Consiste no aumento da temperatura corporal acima da variação diária normal.

A temperatura do corpo é controlada por um centro regulador, que equilibra ganhos e perdas de calor, de acordo com um ritmo diário normal (ritmo circadiano). As temperaturas são mais baixas de manhã e mais elevadas (de cerca de 1ºC) ao fim da tarde. Assim, a temperatura corporal sofre variações ao longo do dia, oscilando entre 36,5 – 37,5ºC.

A febre é uma resposta de defesa do organismo perante uma infeção. O aumento da temperatura corporal contribui para a inativação dos microrganismos e controlo da sua multiplicação. Por estas razões, a febre só deve ser combatida para aliviar o desconforto existente. A utilização de antipiréticos em excesso pode ser prejudicial, não só pela toxicidade dos mesmos, mas também porque se pode estar a prolongar a doença e as suas complicações.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).