Clínica Odontológica em Sorocaba – Odontossel
Reconhecida diversas vezes como a clínica mais lembrada da cidade de Sorocaba/SP.
A Clínica surgiu com o diferencial de levar qualidade aos seus pacientes, seja atendidos pelo planos ou particulares.
Ortopedia Funcional dos Maxilares
A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é a especialidade odontológica que diagnostica, previne e trata as alterações funcionais no crescimento e desenvolvimento dos músculos e ossos.
Odontogeriatria
é o ramo da odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos e curativos.
Laserterapia
Laserterapia (laser de baixa potência) age como anti-inflamatório local. Usado: Acoplado ao Aparelho de clareamento , diminui a sensibilidade após o procedimento Aplicações na região de colo,
Periodontia
A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes.
Odontopediatria
A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.
Dra Camila F. S. Morandim CROPS 113.102 – Ortodontista e Clinico geral
Dr Luiz Felipe CROPS 133.196 – Ortodontista
Dr Carlos H. S. Villela CROPS 49.116 – Ortopedista funcional dos maxilares – Implantodontista
Fique Sabendo!
Demência – O que é?
Demência é um termo genérico, utilizado para designar um conjunto de doenças nas quais existe deterioração do desempenho cognitivo e comportamental, condicionando a autonomia.
Existem diversas demências e são raras as que se podem tratar ou prevenir eficazmente. Acredita-se, no entanto, que um estilo de vida saudável possa retardar o surgimento da maioria.
Demência sem perda de autonomia
Quando há um desempenho cognitivo inferior à idade e escolaridade mas o doente é capaz de realizar todas as tarefas que antes assumia, tem um defeito cognitivo ligeiro. Esta categoria representa um estado de transição entre a normalidade e a demência, sendo que a conversão ocorre a um ritmo de 15% por ano.
Que funções se podem perder com a demência?
Os principais domínios cognitivos que podem ser afetados são:
A capacidade de organização, planeamento, decisão e julgamento (funções executivas);
A capacidade de reter e evocar informação (memória);
A capacidade de expressão e compreensão verbal (linguagem);
A capacidade de reconhecer pessoas e objetos (gnose);
A capacidade de orientação no espaço e de produzir sequências de atos motores (praxis).
Cada categoria de demência tende a afetar estes domínios cognitivos num padrão relativamente típico. Tal decorre, por um lado, da predileção que cada uma delas tem por determinadas regiões do cérebro e, por outro, da relevância que cada uma destas categorias assume para cada função cognitiva.
Como se classificam as demências?
São várias as classificações utilizadas, sendo que uma das que se mostrou clinicamente mais útil as divide em:
Primárias (degenerativas, em que a demência é a própria doença);
Secundárias (em que há outra patologia que se manifesta por demência);
Entre as últimas há algumas passíveis de serem tratadas e/ou prevenidas, sublinhando a importância de um diagnóstico correto, para o qual contribuem a colheita pormenorizada da história clínica, o exame neurológico e neuro psicológico, e o uso compreensivo de exames laboratoriais e imagiológicos.
Quais são as demências mais comuns?
As principais são:
Doença de Alzheimer (que representa cerca de dois terços de todos os casos);
Demência frontotemporal;
Demência com corpos de Lewy;
Demência vascular (destas, a única secundária).
Qual a taxa de prevalência da demência?
No que toca à frequência, os dados epidemiológicos mais abundantes referem-se à doença de Alzheimer. A sua taxa de prevalência, que aumenta exponencialmente com a idade, varia de até 1% entre os 60 e os 65 anos a quase 50% acima dos 90 anos, estimando-se um total superior a 150 mil pacientes em Portugal e 35 milhões em todo o mundo.
Flatulência – Sintomas?
Pensa-se que possa provocar dor abdominal, distensão, eructação e expulsão excessiva de gases pelo ânus. No entanto, não se conhece a relação exata entre a flatulência e qualquer um destes sintomas.
Há quem pareça ser particularmente sensível aos efeitos dos gases enquanto outras pessoas podem tolerar grandes quantidades, de forma assintomática.
A flatulência pode originar eructação repetidas. Como regra, o ar sai do ânus mais de dez vezes por dia. Os lactentes com cólicas abdominais por vezes expulsam igualmente grandes quantidades de gases.
A falta de alimentação pode provocar a pressão baixa??
Alimentação inadequada e deficiência nutricional pode ser uma das causas de queda da pressão arterial (hipotensão). No entanto, outras condições podem desencadear episódios de hipotensão como desidratação, gravidez, diabetes, problemas cardíacos ou vasculares, infecções, alterações endócrinas ou mesmo uso de alguns tipos de medicamentos.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
É proprietário desta empresa?
Quero anunciar no Convênio Social!* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).
