Psicologo no Cambuci

CRP 06/163475

Illuminati Psicologia - Elizabeth Fernandes

PSICÓLOGA ELIZABETH FERNANDES

CRP 06/163475

Elizabeth Fernandes, Psicóloga Comportamental, Especialista em Saúde Mental, Psicopedagogia, Neuropsicologia e Arteterapia.

Profissional com vários anos de experiência no cuidado de pacientes da Saúde mental, utilizando intervenções através da arte e das práticas integrativas como a Auriculoterapia, Reflexologia podal e das mãos, Cromoterapia, Musicoterapia, Psicodrama e Reike, seguindo a ética em suas bases da humanização, empatia e excelência nos atendimentos prestados.

Os atendimentos são ofertados para pessoas de diversas idades, desde crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais.

São realizadas Psicoterapia individual nas modalidades presencial e online, Avaliação neuropsicológica e psicopedagógica, Avaliação Pré-Cirúrgica bariátrica.

Tratamento psicoterápico em pacientes com ansiedade, depressão, compulsão alimentar, uso de substâncias, autistas e outras patologias da saúde mental. Reabilitação, treinamento cognitivo e psicossocial. Todos os atendimentos são realizados com horário marcado.

Atendimentos realizados em feriados, finais de semana e horário noturno (somente online), assim como horários especiais para pessoas que não possam seguir seus tratamentos em horários habituais (somente online).

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


Esclerose múltipla – Sintomas?

Os primeiros sintomas são de natureza sensitiva, como perda de sensibilidade ou formigueiros que começam numa extremidade e se vão estendendo a todo o membro, ao longo de três ou quatro dias. Estes indícios podem durar uma a duas semanas e depois desaparecem de modo gradual. É também frequente a visão turva ou dupla, os défices motores, tremores, dificuldade na marcha e na fala, alterações do equilíbrio, problemas de memória e de concentração, fadiga, ou mesmo paralisia e perda completa de visão.

Os sintomas estão sempre dependentes das zonas do sistema nervoso onde ocorre a perda de mielina e a consequente incapacidade de transmissão dos estímulos nervosos. 

A evolução para paralisia completa é rara, embora muitos pacientes venham a necessitar de auxílio na marcha, dada a presença de fadiga, fraqueza e desequilíbrio.


Menopausa – Sintomas?

Os sintomas resultam, fundamentalmente, da carência de estrogénios que se manifesta em diversos órgãos e sistemas. Os mais precoces resultam de perturbações vasomotoras, psicológicas e génito-urinárias.

As perturbações vasomotoras correspondem aos “afrontamentos” e suores e são as queixas mais comuns, afetando cerca de 60% a 80% das mulheres, e tendem a ser mais intensas nos dois primeiros anos terminando espontaneamente aos cinco anos de menopausa. Os afrontamentos manifestam-se como uma onda de calor que atinge principalmente a metade superior do corpo seguida, após alguns minutos, por suores frios. Acompanham-se de um aumento da frequência e podem associar-se a vertigens. Não são controláveis pela mulher nem previsíveis.

As perturbações psicológicas traduzem-se na dificuldade em adormecer e em manter a continuidade do sono, bem como na ocorrência de insónias matinais. Pode haver sintomas depressivos, embora não esteja ainda bem definida uma associação entre depressão e menopausa.

As perturbações génito-urinárias traduzem-se na atrofia da mucosa vaginal com secura que provoca irritação e dores associadas às relações sexuais. Há, também, maior tendência para infeções urinárias. Este quadro pode reduzir a libido e a autoestima da mulher, prejudicando a vida em casal.

Os sintomas mais tardios da menopausa ocorrem a nível cerebral, cutâneo, articular, cardiovascular, ósseo e no peso. Neles se incluem maior incidência de doença de Alzheimer e de acidentes vasculares cerebrais, menor elasticidade da pele, com o aparecimento mais intenso de “rugas”, mais queixas articulares, sobretudo a nível das mãos, maior incidência de enfarte agudo do miocárdio nas mulheres a partir dos 50 anos, aumento da ocorrência de osteoporose e ganho de peso. A diminuição dos níveis de estrogénio aumenta ainda o risco de doenças da retina, glaucoma e cancro do cólon.


A vacina HPV tem efeitos secundários??

Dentre os efeitos colaterais mais comuns da vacina contra o HPV podem estar: dor, calor, vermelhidão, coceira e inchaço no local. Às vezes, a pessoa pode apresentar ainda febre baixa, dor de cabeça, dores no corpo e gastroenterite.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.