Clínica Popular na Pechincha – SocialMedical
CRM 0056560-5
Social Medical
A Clínica Social Medical localizada na Taquara (Rio de Janeiro) é um centro médico, que presta a população serviços médicos, assistenciais, e de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais com valores acessíveis a toda população.
Especialidades:
- Clínico geral
- Ginecologia
- Cardiologia
- Dermatologia
- Nutrição Ortomolecular e Fitoterápica
- Psicologia
- Ortopedia
- Pediatria
- Neurologia
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Angiologia
- Proctologia
- Psiquiatria
- Geriatria
- Pneumologia
- Medicina do trabalho
- Fonoaudiologia
Exames:
- Exames Laboratoriais
- Teste Covid19
- Exame toxicológico
- Ultrassonografia
- Eletrocardiograma
- MAPA
- HOLTER
- Ecocardiograma com
- Doppler
- Avaliação de composição corporal por Bioimpedância elétrica
- Avaliação de composição corporal por Adipometria
- Emissão de atestados físicos
Responsável Técnico: Dr. André Luis Gonçalves Montillo
CRM 0056560-5

(21)99224-6433
8h às 18h
www.socialmedical.com.br
@socialmedicals
Fique Sabendo!
Ansiedade – O que é?
A ansiedade é uma emoção normal, experienciada pelas pessoas no seu dia a dia, e caraterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.
Apesar deste caráter normativo, quando a ansiedade persiste em certos contextos, interfere negativamente com a capacidade de desenvolver as atividades diárias e causa sofrimento físico e/ou emocional significativo, estamos perante uma patologia ansiosa.
Trata-se de um problema importante e comum. A nível da medicação, entre 2004 e 2009, observou-se um crescimento de 25,3% no consumo de ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e antidepressivos. Estes dados são confirmados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), onde Portugal se situa acima da média dos países desta entidade no consumo de ansiolíticos. São escassos, no entanto, os estudos que apresentam resultados relativos à realidade portuguesa. Alguns apontam para taxas de cerca de 50% dos utilizadores de cuidados primários de saúde apresentando sintomas de depressão/ansiedade.
As evidências demonstram maior prevalência de perturbações depressivas e de ansiedade entre as mulheres. Em Portugal, existem poucas evidências dessa tendência, embora alguns estudos recentes sugiram que o género feminino é mais suscetível a esse tipo de perturbação.
Em condições normais, a ansiedade pode ser útil, na medida em que ajuda a identificar situações de perigo e permite uma melhor preparação para as enfrentar. Quando bem controlada, atua sobretudo como estimulante. Em excesso, causa sofrimento desnecessário.
Existem diferentes formas de ansiedade, cada uma delas com sintomas diferentes, sendo as principais as seguintes:
doença obsessiva compulsiva
stress pós-traumático
pânico
agorafobia, ansiedade generalizada, social ou de separação
Relação entre ansiedade e depressão
A ansiedade faz parte do quadro clínico da depressão e está associada de forma variável às alterações de humor e aos estados depressivos. Pode-se, portanto, afirmar que os pacientes com esta patologia sofrem também de ansiedade, mais ou menos pronunciada. Da mesma forma, a maioria das pessoas em que a ansiedade se manifesta num grau elevado pode evoluir para um estado depressivo. A presença em simultâneo de depressão e ansiedade é muito marcante, implicando maior gravidade de sintomas. Estudos desenvolvidos em Portugal registaram forte correlação entre depressão, ansiedade e stress.
Pode-se estar grávida sem sintoma algum, só atraso menstrual??
Sim. É possível estar grávida sem sintoma algum, apenas atraso menstrual. Os primeiros sintomas de gravidez começam a surgir a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação. Portanto, antes disso, a mulher não apresenta nenhum sintoma da gravidez.
É possível pegar doenças no vaso sanitário??
Sim, é possível pegar doenças no vaso sanitário, principalmente em banheiros públicos, mesmo que estejam aparentemente limpos. O maior risco está na tampa e no assento do vaso sanitário, que podem estar contaminados com vírus ou bactérias intestinais de pessoas que usaram o vaso antes de você.