Neurologista em Osasco

CRM-SP 57897

Convênio Social - Consultas e Exames Popular

Paulo Ricardo Aben Athar de Alcantara

Nome Completo: Paulo Ricardo Aben Athar de Alcantara.

Especialidade: Neurologia.

Registro Profissional: CRM-SP 57897.

Título de Especialista (RQE): RQE Nº 115075.

Serviços e Convênios
Serviços Oferecidos: Consulta de neurologia, consulta de retorno, consulta por convênio médico.

Convênios Aceitos: O Dr. Paulo Ricardo Aben Athar de Alcantara aceita diversos convênios, incluindo Unimed, FUNCESP, NotreDame Intermédica, UBB, VIDA CLASS, CLUB SAÚDE, IAMSPE e Doctor Saúde.

Especialista em neurofisiologia clínica, além de neurologia geral.

Fique Sabendo!


Vou viajar e ficarei menstruada nessa época, o que faço??

Não dê a pausa do anticoncepcional, emende uma cartela na outra (somente desta vez) que você não vai menstruar agora, somente vai menstruar quando parar de tomar a nova cartela.


Sinto falta de ar constante. Pode ser problemas de pulmão??

Sim, a falta de ar constante pode ser sintoma de doenças que afetam os pulmões ou as vias respiratórias, como gripe, resfriado, bronquite, rinite, sinusite, enfisema pulmonar, asma.


Esporão calcâneo – O que é?

Um esporão calcâneo é uma pequena projeção de osso que se forma no osso do calcanhar, o calcâneo. Resulta de uma pressão intensa sobre a planta do pé durante longos períodos de tempo.

Durante a marcha, cada um dos calcanhares suporta o peso de todo o corpo de forma alternada. Essa carga é aliviada por camadas de tecido situadas sob o calcanhar. 

Quando se pratica desporto sem um adequado aquecimento, pode ocorrer sobrecarga para os músculos gémeos da perna e para o tendão de Aquiles, que se insere no calcâneo.

Quando este tendão está sob stress, essa pressão é transmitida para a planta do pé, causando inflamação ou pequenas roturas nos tecidos.

Durante o repouso, os músculos da planta do pé contraem-se para tentarem proteger a área afectada e a dor vai diminuindo, regressando após se reiniciar a marcha ou corrida.

Para compensar essa lesão repetida, o organismo irá tentar um processo de reparação semelhante ao que ocorre após uma fractura, criando tecido ósseo em torno da área inflamada. Assim se forma a projecção de osso a que se chama “esporão calcâneo”.

O esporão calcâneo em si não provoca dor e é apenas o resultado de um processo de sobrecarga continuada. A dor resulta da inflamação das estruturas adjacentes.

Estima-se que 11 a 27% da população apresenta evidência radiográfica de esporão calcâneo, nem sempre associado a dor. As mulheres são mais afetadas e o esporão calcâneo é mais comum em pessoas com mais idade, sobretudo depois dos 40 anos, e com excesso de peso.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.