Consultas e Exames Popular em AC
Endocrinologista em Sobral – Clínica Popular Vital Brasil
Clínica Médica em Sobral – Clínica Popular Vital Brasil
Otorrino em Sobral – Clínica Popular Vital Brasil
Perguntas Frequentes
Tenossinovite estenosante – O que é?
A tenossinovite estenosante envolve os tendões e polias dos tendões flexores dos dedos da mão. Os tendões funcionam como longas cordas desde os músculos no antebraço e passando através dum túnel, de base óssea e teto de tecido fibroso, até atingirem os dedos. Dentro do túnel os tendões estão envoltos numa película que permite o deslizamento fácil dentro da bainha e polias.
Mais frequente na população adulta e nos diabéticos, a tenossinovite estenosante – normalmente conhecida como dedo em mola ou dedo em gatilho – acontece quando o tendão desenvolve um nódulo ou edema da película envolvente. Quando o tendão edemacia, aumenta de volume, e tem de roçar na entrada do túnel (bainha do tendão flexor), o que provoca dor, ressalto e sensação de prisão no dedo. Quando o tendão roça na bainha produz-se mais inflamação e mais edema. Isto provoca um ciclo vicioso entre o gatilho, inflamação e edema, o que leva em alguns casos a um bloqueio, não sendo possível dobrar ou esticar o dedo envolvido.
Micose – O que é?
As micoses são infeções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos e que estão presentes em todos os locais, podendo ser encontrados no solo e em animais. Mesmo na pele humana existem diversas espécies de fungos que, em condições normais, não causam doença.
A queratina é uma substância que está presente na superfície da pele, unhas e cabelos, e constitui uma fonte de nutrientes para estes fungos que, sempre que encontram condições favoráveis ao seu crescimento, se reproduzem e passam a causar a doença. Essas condições, que alteram o equilíbrio entre o fungo e seu hospedeiro, podem ser o calor, a humidade, uma diminuição das defesas ou o uso de antibióticos a longo prazo. No fundo, são infeções oportunistas, porque estes fungos apenas causam doença quando existe uma debilidade no hospedeiro.
Existem diversos tipos de micoses superficiais, sendo as mais comuns a pitiríase versicolor, as tinhas, a candidíase e as onicomicoses.
A pitiríase versicolor é uma doença crónica, que aparece e desaparece ciclicamente e com uma distribuição universal. O fungo que a causa pertence ao género Malassezia e é mais frequente nos adolescentes e jovens. O aspeto típico da pitiríase versicolor é a presença na pele de manchas brancas, com descamação, localizadas na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Essas podem estar agrupadas ou isoladas. Mais raramente, estas manchas são escuras ou avermelhadas. Nestes casos, é possível que a pele não recupere a sua pigmentação normal ou que sejam necessários muitos meses após o tratamento da infeção para que tal suceda;
As tinhas são outro conjunto de micoses superficiais causadas por diversos tipos de fungos. Podem afetar os pés (pé de atleta), o couro cabeludo, as unhas, a barba ou qualquer outra parte do corpo e apresentam-se sob a forma de manchas vermelhas, com descamação, de contorno bem definido e podendo ocorrer a formação de bolhas ou crostas. A queixa mais comum é a comichão, que pode ser muito intensa ou até dolorosa. As lesões causadas pelo ato de coçar podem infetá-las;
No caso da Candidíase, a infeção é causada por fungos do género Candida. Este género pode causar micoses superficiais e profundas, de maior gravidade. Algumas das suas formas de apresentação são os “sapinhos” nos recém-nascidos, que assumem a forma de placas esbranquiçadas na mucosa oral, fissuras nos cantos da boca, mais comuns no idoso, ou a formação de lesões em placa vermelhas delimitadas que apresentam uma exsudação esbranquiçada e com fissuras a nível das pregas da pele, como as pregas infra mamárias, axilares ou inguinais. Estas infeções são também designadas como intertriginosas ou intertrigo. As micoses causadas pelos fungos do género Candida tendem a causar comichão ou ardor. Quando este fungo afeta as unhas, ele tende a crescer na sua base, provocando uma inflamação dolorosa, com formação de pus. As unhas podem tornar-se brancas ou amarelas e destacar-se do dedo.
As onicomicoses podem afetar as unhas dos pés e das mãos. São mais frequentes depois dos 55 anos e são raras na infância. As unhas infetadas apresentam uma coloração diferente e ficam deformadas e espessadas, podendo descolar-se do seu leito.
Grávida de 7 semanas e meu exame de CMV deu…?
IgG Positivo significa que já teve a infecção pelo Citomegalovírus (CMV) em algum momento da vida, o IgM negativo mostra que a infecção não é atual. Cerca de 90 a 95% das gestantes apresentam IgG positivo. Como o vírus do CMV permanece no organismo de forma inativa, há uma chance muito pequena de ser reativado e causar uma infecção fetal, no entanto, esse risco é minimo.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Encontre consultas, exames e clínicas popular AC –
