UBS V Moraes Joao Paulo Botelho Vieira

Publicidade

UBS V Moraes Joao Paulo Botelho Vieira – Vila Moraes – São Paulo – SP

Telefone: (11)5058-0891 /
Unidade: Centro De Saúde / UBS
Endereço: Rua Giovanni Di Balduccio, 250 – Vila Moraes – São Paulo – SP

Publicidade

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


Dedo em garra/dedo em martelo – O que é?

Define-se por uma deformidade dos dedos. Uma lesão traumática que produz uma flexão súbita e intensa da falange distal. Geralmente causada pela rotura do tendão extensor ou pelo arrancamento de um fragmento ósseo dessa articulação.

As deformidades do segundo ao quinto dedo do pé são muito frequentes, atingindo quer a articulação interfalângica proximal (primeira articulação do dedo) quer a articulação interfalângica distal (segunda articulação do dedo), decorrentes de um desequilíbrio de toda a arquitetura articular e muscular do pé. Estas deformidades são inicialmente ligeiras e corrigíveis, mas ao longo do tempo tornam-se rígidas e irrecuperáveis pela manipulação. Estão associadas muitas vezes a hallux valgus (joanete), metatarsalgia (dor na planta do pé), e retração do tendão de Aquiles ou gémeos curtos. Devem também considerar-se outras causas menos comuns, pois o tratamento pode ser diferente para estes casos.


O que causa e qual o tratamento para bartolinite??

Bartolinite é causada pela obstrução com inflamação de uma ou ambas as glândulas de Bartholin, que são duas glândulas acessórias dos genitais externos femininos (localizadas uma de cada lado da vagina), com a função de lubrificação da região vaginal, principalmente durante o ato sexual. No caso da obstrução sem infecção, forma-se um cisto de Bartholin, geralmente assintomático e que pode ter cura espontânea. Ocasionalmente, o líquido aprisionado dentro do cisto torna-se infectado (por bactérias), com formação de pus rodeado por tecido infectado e inflamado (abscesso), o que é denominado de Bartolinite aguda.


Descolamento da retina – O que é?

É uma urgência oftalmológica em que se verifica uma separação da retina da sua conexão na parte posterior do olho e requer cirurgia urgente.

É uma condição grave que ocorre quando a retina (fina camada de tecido do fundo do olho que processa a luz) se destaca dos tecidos oculares de suporte. O descolamento da retina pode originar perda permanente da visão se não houver intervenção médica nas 24 a 72 horas seguintes.O diagnóstico precoce é essencial para prevenir a perda de visão associada a um descolamento da retina.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).