Clínico Médico em Embu das Artes – Popular Saúde

Publicidade

– A Clínica:

A Popular Saúde surgiu como instrumento específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, prevenção e do tratamento de doenças, com acessibilidade e qualidade merecida. Em parceria com profissionais de alta qualidade, ética e respeito ampliamos nosso atendimento para outras especialidades médicas, tornando-se assim a mais nova clínica de especialidades médicas e ambulatoriais da região de Embu das Artes para atender com compromisso e excelência você e sua família.

Promovemos e Preservamos a saúde, bem estar físico, mental e social com qualidade de vida aos nossos clientes a partir de um atendimento profissional de alta qualidade e personalizado.

 

– Especialidades:

Acupunturista, Cardiologista, Clínico Médico, Fisioterapeuta, Geriatra, Ginecologista, Ortopedista, Esteticista, Pediatra, Psiquiatra, Psicólogo, Urologista.

 

– Exames:

Análises Clínicas, ECG, ECO Adulto e Pediátrico, ECO de Artérias, Holter de 24HS, Mapa, Papanicolau, Teste Ergométrico.

Agende agora mesmo sua consulta ou exame: simples e rápido!

Publicidade

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


Estou com bolinhas brancas na garganta. O que pode ser e o que fazer??

As bolinhas brancas que se assemelham a “massinhas brancas” na garganta, mais especificamente nas amígdalas, são chamados cáseos amigdalianos.


Espinha bífida – Sintomas?

Os sintomas de um portador de espinha bífida são muito variáveis, dependendo do tipo de anomalia. Os defeitos fechados são identificados mais precocemente pela presença de um tufo de cabelo ou de uma mancha na pele no local da malformação espinal.

No meningocelo e no mielomeningocelo forma-se um saco preenchido com líquido que faz saliência através da pele junto à coluna. Esse saco pode estar coberto por uma fina camada de pele (meningocelo) ou, sobretudo nos casos de mielomeningocelo, essa camada de revestimento está ausente, ficando o tecido anómalo completamente exposto.

 

Que impacto pode ter no doente?

A espinha bífida pode associar-se a diversas complicações, desde as mais ligeiras, como alguma limitação funcional, às mais graves com grave incapacidade física e mental. A maioria das pessoas com esta condição apresenta um nível de inteligência normal.

O impacto da espinha bífida depende do local e da dimensão da malformação, se está ou não revestida e quais os nervos envolvidos. Como regra, todos os nervos que se localizam abaixo da malformação estarão afetados em maior ou menor grau. Portanto, quando mais elevada for a localização da malformação, maior será a lesão nervosa e a perda de função motora e sensitiva.

 

Qual a relação entre espinha bífida e hidrocefalia?

Uma das complicações neurológicas associadas à espinha bífida é a malformação de Chiari II, sobretudo nas crianças com mielomeningocelo. Nesta malformação, o tronco cerebral e o cerebelo fazem protusão na região do canal espinal ou do pescoço, com compressão da medula e sintomas como dificuldade na alimentação, na deglutição e no controlo da respiração e alterações na função dos membros superiores (rigidez e fraqueza).

Neste caso, pode ocorrer ainda um bloqueio ao fluxo do líquido cefalorraquidiano, causando uma condição designada como hidrocefalia, na qual ocorre uma acumulação anormal desse líquido dentro e em torno do cérebro. Essa acumulação condiciona um aumento da pressão intracraniana, com lesão das estruturas cerebrais. A hidrocefalia é tratada mediante a colocação de um shunt no cérebro, que permite drenar o excesso de fluido para a cavidade abdominal.

 

Consequências em recém-nascidos e na vida adulta 

Alguns recém-nascidos com mielomeningocelo podem desenvolver meningite que, por sua vez, pode causar lesão cerebral ou ser fatal. Quando ocorre mielomeningocelo e hidrocefalia, as crianças podem exibir dificuldades de aprendizagem e de atenção. 

Numa fase mais avançada da vida, estes pacientes com espinha bífida podem desenvolver alergia ao latex, problemas cutâneos ou gastrintestinais e apresentam uma maior tendência para quadros depressivos.


Lesões dos Meniscos – Sintomas?

A lesão meniscal está associada a dor e claudicação do joelho, tipicamente com diminuição da mobilidade e/ou derrame articular.

No momento da rotura do menisco, pode sentir-se um ruído.

A maioria as pessoas consegue andar mesmo com a rotura e muitos atletas continuam a praticar desporto.

Ao fim de 2 a 3 dias, o joelho ficam menos móvel e inchado. 

Os sintomas mais comuns são a dor, a rigidez, o inchaço, uma sensação de perda de controlo do joelho e uma redução da amplitude dos movimentos tanto de extensão como de flexão.

Sem tratamento, um fragmento do menisco pode soltar-se e bloquear a articulação do joelho.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).