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Perguntas Frequentes
Surdez Infantil – O que é?
Um número significativo de crianças tem problemas de audição, de diferentes graus e tipos, sendo normalmente no seio da família ou na escola que a situação é suspeitada. A perda auditiva infantil é muitas vezes um problema transitório e de fácil resolução, com tratamento médico e/ou com uma pequena cirurgia. No entanto, pode-se estar sempre perante uma situação de maior gravidade como a surdez neurosensorial de carácter definitivo, que requer um programa de apoio de ensino especial e uma atuação, tão precoce quanto possível, ao nível da reabilitação cognitiva.
Relativamente à surdez infantil podemos distinguir logo à partida dois grupos distintos: formas congénitas e formas adquiridas.
O termo surdez congénita implica que a perda auditiva esteja presente ao nascimento. Pode incluir formas hereditárias ou formas de surdez devido a outros fatores presentes in útero (pré-natal) ou na altura do nascimento.
As formas hereditárias parecem estar envolvidas em mais de 50% dos casos de surdez congénita. A transmissão genética pode ser autossómica dominante (quando um dos progenitores, geralmente com surdez, carrega o gene dominante e o transmite para a criança em 50% das vezes), autossómica recessiva (onde ambos os pais não manifestam qualquer surdez, transmitem um gene recessivo, sendo essa probabilidade de transmissão de 25%) e ligada ao X (na qual a mãe carrega um gene recessivo no cromossoma sexual X e o transmite para os descendentes, manifestando-se apenas nos descendentes do sexo masculino).
A surdez adquirida é a surdez que surge após o nascimento, em qualquer altura da vida, resultando de diversas situações clínicas.
Intoxicação pelo álcool – Doenças e Tratamentos?
O estado de intoxicação é a comummente conhecida embriaguez, que normalmente é obtida voluntariamente.
Discalculia – O que é?
A discalculia pertence ao grupo das perturbações da aprendizagem, que afetam a capacidade de uma pessoa adquirir e utilizar funções como a leitura ou o cálculo.
As perturbações da aprendizagem não correspondem a deficiências físicas ou mentais e não refletem a inteligência da criança. Contudo, estas perturbações afetam a sua capacidade de utilizar determinadas ferramentas, o que é importante e pode interferir com o seu desempenho escolar.
As perturbações da aprendizagem mais comuns são a dislexia, que perturba a leitura, a discalculia que interfere com a abordagem de conceitos matemáticos e a dificuldade de aprendizagem não verbal, relacionada com a coordenação e com a linguagem corporal. Estas perturbações podem existir em simultâneo numa mesma criança.
O termo discalculia deriva de acalculia, que corresponde a um transtorno adquirido da capacidade para realizar operações matemáticas, depois de estas se terem consolidado. Encontra-se sobretudo em crianças, é de carácter evolutivo ou relaciona-se com o desenvolvimento e associa-se sobretudo a dificuldades na matemática, mais concretamente da aprendizagem do cálculo. Mas pode-se manifestar ao nível da leitura, da escrita, de números ou símbolos, de conceitos e regras matemáticas, de memorização de factos e conceitos, e também no raciocínio abstrato. Podem ainda estar associadas a problemas em aprender a ver as horas ou a lidar com o dinheiro.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
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