Dra. Alessandra Murakami Nutricionista (cotia/granja vianna)

Publicidade

Alessandra Murakami
Nutricionista clinica e esportiva funcional
Coach de emagrecimento

CRN3 40955

CONTATO: 11 97444-4228 / [email protected]

FORMAÇÃO
Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo
Pós graduada em Nutrição Clínica (C.u. são camilo) e Nutrição Esportiva Funcional (vp)
Coaching de Emagrecimento Consciente (hcii)

ATENDIMENTO
Adolescentes – Adultos – Idosos

Emagrecimento e estética
Hipertrofia e performance no exercício
Longevidade saudável
Dietoterapia em Condições Especiais (patologias; carências/deficiências; alergias e intolerâncias)
Vegetarianos e veganos

Publicidade

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


Icterícia Neonatal – O que é?

Icterícia é a coloração amarelada das escleróticas (isto é, da superfície branca do olho) e da pele. Habitualmente é devida à imaturidade fisiológica do recém-nascido, mas também pode significar doença, pelo que os pais devem sempre informar o pediatra do bebé. 

A icterícia tem origem na degradação dos glóbulos vermelhos do sangue. Estes glóbulos são renovados periodicamente, ou seja, quando uns terminam o seu tempo de vida são substituídos por outros. Esta renovação implica a intervenção do fígado, o qual tem por função limpar parte dos produtos de degradação dos glóbulos vermelhos. Quando o fígado é imaturo, pode surgir icterícia neste ciclo fisiológico, a qual é avaliada pela quantificação no sangue de uma substância denominada bilirrubina. Em termos genéricos, pode-se afirmar que a icterícia é tanto mais evidente quanto maior for o valor de bilirrubina, daí o termo hiperbilirrubinemia. 

Saliente-se que nas crianças de raça negra, a observação de icterícia na pele é mais difícil pela cor natural dos bebés, pelo que se deve reparar sempre na cor das escleróticas.


Alteração da repolarização ventricular no ECG??

Este tipo de alteração é muito comum em hipertensos e pessoas acima de 40 anos, na maioria das vezes não tem nenhum significado (na maioria das vezes não é sinal de alguma doença).


Quem tem hérnia umbilical pode engravidar??

Sim, quem tem hérnia umbilical pode engravidar, pois a hérnia não oferece risco para mãe ou para o bebê, desde que a hérnia no umbigo não seja muito grande ou não provoque muita dor. Inclusive a presença da hérnia não interfere na escolha da via de parto, que pode ser normal.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).