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Perguntas Frequentes


Sinusite – Sintomas?

A sinusite pode ser aguda, quando dura menos de quatro semanas, ou crónica quando ultrapassa essa duração. A crónica pode apresentar menos sintomas do que a forma aguda; contudo, o seu tratamento é importante para que não ocorra lesão dos seios nasais que possa implicar uma reparação cirúrgica.

Os sintomas da sinusite são diversos e podem incluir febre, fraqueza, fadiga, tosse, congestão nasal e rinorreia (saída de secreções pelo nariz). É comum a sensação de drenagem de muco ao longo da garganta. Muitos pacientes referem dor ou sensação de pressão na face, nos malares, no nariz ou entre os olhos. As cefaleias são habituais e pode ocorrer ainda uma redução do paladar, uma alteração do olfato, mau hálito e tosse.

Embora os seios nasais não estejam completamente desenvolvidos antes dos 20 anos, as crianças podem apresentar infeção dessas estruturas. O diagnóstico é mais difícil nestes casos, dada a elevada frequência de infeções respiratórias.


Esquizofrenia – O que é?

É uma doença psiquiátrica grave, crónica e incapacitante, muitas vezes incorretamente descrita como “desdobramento de personalidade”. Afeta de forma profunda a forma de pensar da pessoa, a sua vida emocional e o seu comportamento em geral. Para além do doente em si, todos o que o rodeiam sofrem com esta patologia, dadas as dificuldades de relacionamento social, familiar e profissional que ela provoca.

Os esquizofrénicos raramente são violentos, embora os delírios de perseguição e o uso de drogas aumentem esse risco. Quando a violência ocorre, atinge geralmente os membros da família e ocorre dentro de casa.

O risco de suicídio é significativo: cerca de 10%, sobretudo os adultos jovens do sexo masculino, morrem por suicídio.

Existem diversos tipos, embora raramente um doente se encaixe apenas num deles. 

Em Portugal, no Censo Psiquiátrico de 2001, as esquizofrenias foram, no conjunto dos internamentos, das consultas e das urgências, as doenças mais frequentes (21,2%), sendo a principal causa de internamento e a terceira nas consultas.

Atinge cerca de 1% da população e tende a manifestar-se no final da adolescência. Embora não faça distinção entre sexos, raças ou culturas, as populações mais afetadas são as rurais e os grupos sociais com baixo nível socioeconómico e cultural.

O aparecimento da doença é mais precoce em indivíduos do sexo masculino (entre os 15 e os 25 anos) e mais tardio em pessoas do sexo feminino (entre os 25 e os 30 anos). É uma patologia que raramente ocorre depois dos 45 anos.


Autismo – Sintomas?

O autismo manifesta-se habitualmente nos primeiros 3 anos de vida, particularmente na faixa etária dos 15 meses aos 3 anos, altura em que é esperada uma grande evolução nas competências de comunicação das crianças. Os sinais de alarme incluem:

Não apontar com o dedo para pedir ou mostrar aos 16 meses
Usar pouco o contacto ocular para fazer pedidos e na comunicação em geral
Não responder ao seu nome
Não se envolver em gracinhas e jogos de imitação (ex: bater palminhas)
Ser muito independente em idade precoce, isto é, não solicitar/envolver os outros
Apresentar comportamentos repetitivos como rodar objetos ou alinhar formas e cores
Não usar frases de duas palavras aos dois anos ou deixar de dizer palavras que já dizia

No entanto, é necessária uma avaliação detalhada e integrada para confirmar o significado destes sintomas. Algumas crianças têm sintomas isolados que não correspondem necessariamente ao diagnóstico de PEA.

A dificuldade em descodificar as ações e o pensamento do outro, o atraso na linguagem (frequente, mas não obrigatório), a necessidade de estimulação sensorial ou hipersensibilidade a determinados estímulos (ex: estímulos sonoros), podem associar-se a birras frequentes e difíceis de acalmar, agressividade ou comportamentos estranhos para as outras pessoas.

Algumas condições com sintomas mais leves podem tornar-se evidentes apenas mais tarde (depois dos 3 anos), quando passa a existir uma maior exigência em relação ao comportamento social da criança/adolescente.

Os interesses específicos podem determinar que a criança se destaque em competências específicas, acima do esperado para a sua idade (ex: conhecer todas as marcas de automóveis, ou números e letras precocemente). Contudo, nas situações de PEA, existem outras competências importantes que ficaram para trás, principalmente do ponto de vista social.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

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