Limpeza de ouvido no centro de Campinas

Resp. técnico - Dra. Claudia Assis Lima ; CRM: 57.597

Principal Saúde

 

 

Principal Saúde Campinas

A clínica Principal Saúde oferece atendimento de saúde com qualidade e valores acessíveis.

Nossa estrutura foi projetada para garantir conforto e privacidade aos nossos pacientes.

 

Atendemos diversas especialidades e realizamos diversos exames, veja a lista logo abaixo.

 

Nosso endereço é de fácil acesso, de ônibus ou de carro. Estamos na Avenida Anchieta, 948 no Centro de Campinas.

Venha conhecer a Principal Saúde!

Especialidades:

Cardiologia

Clinico geral

Dermatologia

Endocrinologia

Gastroenterologia / hepatologia

Ginecologia

Neurologia

Neuropsicologia

Nutricionista

Oftalmologia

Ortopedia

Otorrino

Pediatria

Pneumologia

Psicologia

Psiquiatria

Urologia

Ultrassonografia

Vascular

Exames Oftalmológicos

FUNDO DE OLHO
PRESSÃO INTRA-OCULAR
EXAME DE REFRAÇÃO

Exames de Imagens

ULTRASSOM
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
RAIO-X
MAMOGRAFIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA

Exames Cardiológicos

TESTE ERGOMÉTRICO
ECOCARDIOGRAMA
HOLTER 24 HORAS
ELETROCARDIOGRAMA
MAPA

Exames Ginecológicos

PAPANICOLAU
COLPOSCOPIA
CAUTERIZAÇÃO
VULVOSCOPIA
COLOCAÇÃO DE DIU
RETIRADA DE DIU

Exames de Otorrinolaringologia

AUDIOMETRIA COMPLETA
NASOFIBROLARINGOSCOPIA
RETIRADA DE CERUME
LARINGOSCOPIA

 

Responsável Técnico – Dra. Claudia Assis Lima ; CRM: 57.597

Fique Sabendo!


Artrose – O que é?

A artrose é uma das múltiplas doenças reumáticas e é, de longe, a mais comum. É uma patologia de natureza degenerativa que envolve toda a articulação.

A palavra osteoartrose significa degenerescência da articulação. A osteoartrose, vulgarmente chamada artrose, é uma doença que atinge, fundamentalmente, a cartilagem articular, que é um tecido conjuntivo elástico que se encontra nas extremidades dos ossos que se articulam entre si.

A cartilagem articular é nutrida pelo líquido articular ou líquido sinovial, assim designado por ser produzido pela sinovial, uma membrana rica em vasos que forra o interior das articulações. Este líquido contribui para lubrificar a articulação, facilitando os seus movimentos, e permitindo que nas articulações saudáveis as cartilagens deslizem umas sobre as outras sem atrito, isto é, sem desgaste.

Na artrose, as células (condrocitos) vão morrendo e produzem menor quantidade de proteoglicanos e de colagénio. Em consequência disto, a cartilagem articular ulcera e o osso que está por debaixo da cartilagem reage, espessando-se e dando origem a excrescências ósseas chamadas osteofitos. Estes são conhecidos pelo nome de «bicos de papagaio», porque alguns deles, nas radiografias, dão imagens que lembram o bico deste animal.

Nesse processo degenerativo ocorrem frequentemente fenómenos de inflamação articular, que causam dor e aumento de volume da articulação. Daí se utilizar também a designação de “artrite” para estes quadros clínicos.

A artrose não é sinónimo de envelhecimento articular (há idosos sem artroses e adultos jovens com esta doença), embora seja mais frequente nos indivíduos mais avançados na idade que, naturalmente, tiveram mais anos para irem desgastando as articulações.

A artrose é a patologia mais frequente e continuará a aumentar, dada a sua associação ao envelhecimento. Em Portugal existem cerca de meio milhão de pacientes com artrose e com dores, embora, de facto, este número esteja próximo de um milhão, visto muitos terem osteoartrose e não apresentarem queixas. Na realidade, acima dos 60 anos, 90% dos indivíduos têm artrose.

A doença é rara antes dos 40 anos mas, a partir daí, torna-se cada vez mais frequente. A associação com a idade é muito evidente, em grande parte porque se acumulam os riscos que provocam o problema e porque as articulações mais idosas têm mais dificuldade em adaptarem-se e regenerarem-se relativamente às mais jovens.

A osteoartrose é uma causa muito importante de invalidez nos idosos e uma das mais frequentes na incapacidade definitiva e reforma antecipada. A doença afeta os dois géneros igualmente, embora depois dos 50 anos haja um ligeiro predomínio nas mulheres.

É uma patologia que surge em todos os climas e em todas as raças. O ambiente não é causa de artrose, embora o frio e a humidade agravem as queixas destes pacientes, e o clima quente alivie as dores.

Há articulações em que é mais comum surgir a artrose: os joelhos, as mãos, as ancas, a coluna vertebral e os pés. Nas mãos, são as articulações dos dedos e, no punho, na base do polegar as mais comuns. Na coluna vertebral é a região cervical e lombar. Nos pés é a base do primeiro dedo, que quando está deformado é muitas vezes chamado de “joanete”.

Em Portugal, as articulações mais frequentemente envolvidas são a coluna vertebral, em particular os segmentos cervical e lombar, os joelhos, as articulações das mãos e a da base do dedo grande do pé. Contrariamente, as dos punhos e as dos tornozelos são raramente atingidas por artrose.


Tomei a pílula do dia seguinte. Posso engravidar??

Depende. Pode ser possível engravidar tomando a pílula do dia seguinte, quando for utilizada de maneira incorreta, por exemplo quando tomar a pílula com mais de 72h após a relação desprotegida.


Quais os sintomas da gonorreia??

Os sintomas da gonorreia incluem ardência e dificuldade para urinar, podendo ainda ser observado um corrimento amarelado ou esverdeado saindo pelo canal da uretra (homem) ou pela vagina (mulher). Os sinais e sintomas manifestam-se entre 2 e 8 dias depois da relação sexual. No entanto, nos homens, podem levar até 1 mês para aparecer.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.