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Unidade Basica De Saude Trezidela – Colinas – MA
A Furtado Sa Servicos Medicos – Sao Luis – MA
Unidade Basica De Saude Habitar Brasil – Sao Domingos Do Azeitao – MA
Perguntas Frequentes
Reconstrução mamária – Timing?
No plano de tratamento da doente deve ter-se em consideração a altura da Reconstrução Mamária, uma vez que se pode iniciar no mesmo tempo operatório da Mastectomia.
Esta atitude terapêutica deverá, contudo, ser ponderada caso a caso.
A Reconstrução imediata quando efetuada em doentes selecionados e por uma equipa multidisciplinar bem organizada tem benefícios consideráveis. Pensamos que atualmente não é necessária que a doente viva com a deformidade da Mastectomia para apreciar devidamente a Reconstrução Mamária e compreende as suas limitações.
De qualquer maneira não podemos, nem devemos esquecer que este processo Reconstrutivo é longo e moroso podendo levar em certas situações clínicas cerca de 1,5 ano.
Disfunção erétil – Sintomas?
Os sinais de alerta são a diminuição do desejo sexual, as alterações da qualidade da ereção e a consequente dificuldade na penetração, bem como alterações ejaculatórias. Estes sinais podem manifestar-se de forma progressiva ou, por vezes, subitamente, sendo este último caso, regra geral, consequência de doença prévia, de traumatismos ou de cirurgias. As suas características, os momentos em que ocorre, a sua duração, são aspetos que ajudam a perceber se a causa é psicológica, física ou ambas.
Dificuldades de aprendizagem – O que é?
São consideradas como o conjunto de problemas de aprendizagem que afeta a forma como a criança processa a informação, resultando em adversidades quanto à sua capacidade de falar, soletrar, escutar, ler, escrever, raciocinar, organizar informação ou realizar cálculos matemáticos, interferindo com o seu desempenho escolar. Podem, portanto, causar riscos educacionais ou implicar necessidades educativas especiais. Estas manifestações não surgem todas numa mesma criança, sendo importante abordar cada caso de modo individualizado.
As dificuldades de aprendizagem interferem com a capacidade do cérebro receber, processar, armazenar, responder e comunicar informação. Estas correspondem a um grupo de perturbações e não são, portanto, uma doença única.
Não devem ser confundidas com défice intelectual ou com os diversos graus de autismo. Pelo contrário, estas pessoas apresentam inteligência média ou acima da média mas têm problemas na aquisição de aptidões importantes para melhorar o seu desempenho na escola, em casa, na comunidade ou no local de trabalho.
Este quadro acompanha a pessoa ao longo de toda a sua vida e, quanto mais cedo for reconhecido, mais precocemente se podem adotar os passos que permitam ultrapassar ou minimizar os desafios que coloca.
De facto, o seu diagnóstico é importante porque, quanto mais cedo se identificar e avaliar estes alunos, maiores oportunidades eles terão de se tornarem adultos bem-sucedidos e produtivos, uma vez que o seu Quociente de Inteligência se encontra na média ou acima da média.
As dificuldades de aprendizagem são uma desordem de carácter permanente que afetam cerca de 15% das crianças e adolescentes americanos em idade escolar. Em Portugal, o problema tem vindo a merecer mais atenção, aspeto importante para que estes alunos não sejam negligenciados e se tornem vítimas de insucesso e abandono escolar.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
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