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Perguntas Frequentes
Enfarte do miocárdio – O que é?
Enfarte do miocárdio é a designação também dada a um ataque cardíaco. Ocorre quando uma ou mais artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas e este órgão não recebe sangue e oxigénio nas quantidades que necessita. Nestas condições, as células da área afetada morrem. Um enfarte do miocárdio é uma emergência médica que requer tratamento imediato.
A maioria dos enfartes do miocárdio é causada por coágulos que, por sua vez, resultam do processo de aterosclerose, que envolve estreitamento e rigidez das artérias. A presença de níveis elevados de triglicéridos e de colesterol LDL conduz à formação de placas no interior das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo.
Nas últimas duas décadas, tem-se verificado na população portuguesa uma redução significativa na taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares ou do aparelho circulatório. Mesmo assim, estas patologias são ainda a principal causa de óbito em Portugal, e em todos os países europeus. Em 2011, a taxa de mortalidade por enfarte do miocárdio em Portugal foi de 24,2 casos por 100 mil habitantes, com 4366 mortes.
Para que serve a hemodiálise??
A hemodiálise serve para filtrar o sangue quando os rins não estão funcionando adequadamente ou estão em falência. O objetivo da hemodiálise é remover as impurezas da circulação sanguínea e devolver o sangue para o corpo com as propriedades adequadas para o seu bom funcionamento.
Discalculia – Sintomas?
Pode ser difícil identificar corretamente uma perturbação da aprendizagem. Os sinais indicadores da discalculia incluem várias dificuldades:
Na identificação de números (visual e auditiva)
Em estabelecer uma correspondência recíproca (contar objetos e associar um número a cada um)
Em perceber conjuntos e quantidades
No cálculo
No entendimento do conceito de medida
Na aprendizagem das horas
Na compreensão do valor das moedas
No entendimento da linguagem matemática e dos símbolos
Em resolver problemas orais
A discalculia pode associar-se a uma deficiente organização visuo-espacial e integração não verbal (as crianças não conseguem distinguir rapidamente as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos), a dificuldades em observar grupos de objetos e dizer qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular distâncias, a distúrbios ao nível da imagem corporal, a desorientação (na distinção esquerda-direita), na perceção social e na realização de julgamentos e a um desempenho em testes de inteligência superior nas funções verbais comparativamente às funções não verbais.
As crianças com perturbações da aprendizagem podem ter mais dificuldades em compreender e seguir instruções, em recordarem o que lhes é dito, exibem má coordenação na marcha, no desporto ou, até, em gestos simples como segurar um lápis, perdem facilmente ou arrumam mal os livros e os trabalhos de casa, não entendem bem o conceito de tempo, tendem a ser renitentes na realização de tarefas que envolvem leitura, escrita ou matemática e podem apresentar um comportamento hostil ou de desafio em relação a esses deveres.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
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