Mastologia Popular na Taquara – Dr Theo

CRM: 5242930-7

Publicidade

Nossa clínica surgiu para atender a população que não consegue ser atendida no SUS, ou não consegue mais pagar seu plano de saúde, mesmo para a prevenção e predição, mas o enfoque principal está na prevenção.

É uma clínica de promoção à Saúde, de excelente padrão, utilizando tecnologia de ponta, com preços acessíveis e facilidade de pagamento.

A CLÍNICA

Somos uma clínica com um seleto grupo de médicos conceituados e experientes que busca excelência na assistência através de uma medicina HUMANIZADA, priorizando o bem estar do paciente.

Além de diversas especialidades médicas, oferecemos exames laboratoriais e exames de imagem de forma ágil.

Em um ambiente acolhedor a Clínica Doutor Theo conta com uma equipe treinada para oferecer um atendimento de qualidade. Equipamentos de última geração como tomógrafo e ultrassom.

Pagamento facilitado e descontos para empresas.

Na clínica Doutor Theo nossa preocupação é a de orientar você a prevenir doenças e cuidar da sua saúde com princípios fundamentais da medicina dos sentidos. Acolhimento, Empatia e Respeito.

ESPECIALIDADES

Cardiologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Mastologia, Ortopedia, Angiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Urologia,

EXAMES

Mamografia, Ultrassonografia, ECG, Holter, MAPA, EEG e Espirometria

DOUTOR THEO

Theophilo José da Costa Neto é médico urologista, formado há 37 anos pela Faculdade de Medicina de Campos, sendo 26 deles dedicados a gestão hospitalar pública.

É membro da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Medicina Militar.

A medicina dos sentidos é a base da formação do Doutor Theo, onde a empatia e o acolhimento se fazem pontos principais do atendimento.

RESPONSÁVEL TÉCNICO: Theophilo José da Costa Neto
CRM: 5242930-7

Publicidade

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


Trocanterite – O que é?

A Trocanterite é um quadro doloroso localizado na face externa da anca, com irradiação pelo membro inferior, razão pela qual pode uma dor ciática. Este quadro é também conhecido como bursite trocantérica ou síndrome doloroso do grande trocanter.

Este quadro resulta de uma inflamação de uma bursa, que corresponde a uma estrutura gelatinosa em forma de saco que contém um fluido. Existem bursas em diversas articulações sendo as mais importantes as que se localizam no ombro, cotovelo, anca, joelho e calcanhar.

As bursas funcionam como almofadas entre os ossos e os tecidos vizinhos, reduzindo a fricção que ocorre entre os músculos e os ossos quando os músculos se contraem. 

O grande trocanter é uma saliência localizada na porção superior do fémur onde se inserem músculos essenciais para o funcionamento da articulação da anca. Este grande trocanter apresenta uma bursa que pode sofrer inflamação, originado este quadro.

A trocanterite pode resultar de outras causas que não a inflamação da bursa trocantérica. Pode ter origem nos tendões ou músculos vizinhos (médio e pequeno glúteo, entre outros) e pode ter causas muito diversas, sendo a mais frequente a sobrecarga mecânica.

É uma doença que afeta as mulheres cerca de quatro vezes mais do que os homens.

Ocorrem cerca de 1,8 casos/1.000 por ano e é uma condição que afeta entre 17,6% a 35% dos adultos, dependendo da população estudada.


Esporão calcâneo – O que é?

Um esporão calcâneo é uma pequena projeção de osso que se forma no osso do calcanhar, o calcâneo. Resulta de uma pressão intensa sobre a planta do pé durante longos períodos de tempo.

Durante a marcha, cada um dos calcanhares suporta o peso de todo o corpo de forma alternada. Essa carga é aliviada por camadas de tecido situadas sob o calcanhar. 

Quando se pratica desporto sem um adequado aquecimento, pode ocorrer sobrecarga para os músculos gémeos da perna e para o tendão de Aquiles, que se insere no calcâneo.

Quando este tendão está sob stress, essa pressão é transmitida para a planta do pé, causando inflamação ou pequenas roturas nos tecidos.

Durante o repouso, os músculos da planta do pé contraem-se para tentarem proteger a área afectada e a dor vai diminuindo, regressando após se reiniciar a marcha ou corrida.

Para compensar essa lesão repetida, o organismo irá tentar um processo de reparação semelhante ao que ocorre após uma fractura, criando tecido ósseo em torno da área inflamada. Assim se forma a projecção de osso a que se chama “esporão calcâneo”.

O esporão calcâneo em si não provoca dor e é apenas o resultado de um processo de sobrecarga continuada. A dor resulta da inflamação das estruturas adjacentes.

Estima-se que 11 a 27% da população apresenta evidência radiográfica de esporão calcâneo, nem sempre associado a dor. As mulheres são mais afetadas e o esporão calcâneo é mais comum em pessoas com mais idade, sobretudo depois dos 40 anos, e com excesso de peso.


Entorse do tornozelo – Sintomas?

Destacam-se como sintomas de alerta para uma entorse grave a presença de dor imediata e lancinante, percepção de ruptura na face externa do tornozelo acompanhada de estalido/ruído e o aparecimento rápido de tumefação/edema.

 

Pode ocorrer dor nocturna, formação de hematoma, instabilidade nos movimentos e a impossibilidade de suportar carga sobre o tornozelo.

 

A quantidade de força implicada no traumatismo permite classificar as entorses em diversos graus.

Grau 1 – O mais ligeiro, ocorre apenas um estiramento ligeiro do ligamento

Grau 2 – Verifica-se rotura parcial do ligamento

Grau 3 – Verifica-se rotura total do ligamento

 

Os sintomas serão tanto mais acentuados quanto mais grave for a entorse.

 

A ocorrência de uma entorse no passado incorretamente tratada aumenta o risco de novas entorses.

 

Quando as entorses ocorrem de forma repetida e a dor se mantém durante mais de 4 semanas a 6 meses, considera-se a entorse crónica. Estas lesões crónicas alteram a propriocepção e geram desequilíbrio e fraqueza muscular que aumentam o risco de novas lesões.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).