Consultas e Exames Popular em Chaves
Posto De Saude Nascimento – Chaves – PA
Posto De Saude Arapixi – Chaves – PA
Hospital Municipal De Chaves – Chaves – PA
Unidade Basica De Saude De Chaves – Chaves – PA
Unidade Basica De Saude Da Vicosa – Chaves – PA
Perguntas Frequentes
Luxação do Ombro – O que é?
A luxação do ombro é uma lesão que ocorre com a saída da cabeça do úmero da sua posição anatómica na articulação. O ombro é a articulação mais móvel do corpo, o que a torna a mais suscetível a luxação. A ocorrência de um primeiro episódio de luxação aumenta o risco de novos episódios de luxação – Luxação Recidivante do Ombro/Instabilidade do Ombro.
Pelas suas características, a articulação ombro é aquela que mais frequentemente se desloca. De facto, embora seja muito móvel é também muito instável e mantida na sua posição por um conjunto de estruturas ligamentares e musculares.
A deslocação anterior é a mais comum e corresponde a cerca de 98% dos casos. De facto, a luxação anterior do ombro é a mais frequente nos serviços de urgência hospitalares.
Pode ocorrer também luxação posterior, sendo as variantes superior e intra-torácica mais raras e complicadas.
Um dos mecanismos mais comuns é a queda. A luxação do ombro é mais comum nos homens entre os 20-30 anos e nas mulheres por volta dos 60-80 anos.
Existe uma possibilidade de nova luxação de cerca de 50%.
As luxações do ombro são mais comuns no adolescentes do que nas crianças porque nestas as placas de crescimento são mais frágeis e tendem a partir antes que ocorra luxação.
No adulto mais idoso, os ligamentos que suportam a articulação estão mais fracos facilitando a ocorrência de luxação.
Entre os 18-25 anos, as atividades desportivas são a principal causa de luxação do ombro. Nos idosos, as quedas são o principal fator envolvido.
Drepanocitose – O que é?
Também chamada de anemia de células falciformes, é uma doença que afeta os glóbulos vermelhos. Em condições normais, essas células são arredondadas e têm como função o transporte do oxigénio dos pulmões para os tecidos e o dióxido de carbono destes para os pulmões.
Nesta patologia, os glóbulos vermelhos apresentam uma forma de lua em quarto minguante ou de foice e, por isso, não conseguem transportar adequadamente o oxigénio, são menos deformáveis e tendem a obstruir os vasos sanguíneos, duram menos tempo e sua destruição prematura causa anemia, icterícia, palidez e crises dolorosas que requerem internamento hospitalar.
Trata-se de uma doença de transmissão hereditária, mais comum na raça negra, embora também afete caucasianos. É uma alteração genética mas para uma criança ser afetada tem de herdar o gene do pai e da mãe (transmissão autossómica recessiva). Quando apenas um dos pais a transmite, não ocorrem sintomas, embora esse gene possa ser passado para a próxima geração.
Como funciona a PEP? É eficaz??
A PEP (profilaxia pós-exposição) funciona tentando evitar que o vírus HIV se reproduza e se dissemine, através do uso de medicamentos antirretrovirais (os mesmos usados no tratamento do HIV).
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Encontre consultas, exames e clínicas popular Chaves – PA
