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Perguntas Frequentes
Paralisia das cordas vocais – O que é?
Nesta patologia, uma ou ambas as cordas vocais deixam de fazer o seu movimento normal de aproximação (durante a produção da voz) ou de afastamento (durante a respiração). Na maioria das vezes acontece apenas numa uma corda vocal, condicionando essencialmente a qualidade da voz. Nos casos de paralisia bilateral a respiração está comprometida em grau variável e é por vezes necessária uma intervenção urgente. Esta patologia pode ter um grande impacto na qualidade de vida e é sempre uma situação que requer investigação e despiste das causas.
A alteração que condiciona na qualidade da voz e na dinâmica respiratória tem grandes repercussões na vida diária do doente.
Gaguez – Sintomas?
A gaguez traduz-se por perturbações da fluência do discurso verbal, que podem assumir diversas formas:
Repetições múltiplas de sons ou sílabas das palavras;
Prolongamentos de sons
Inserção de um som no discurso
Elevação do timbre e do volume da voz
Tremor ou movimentos involuntários em redor dos lábios durante a produção de um som, palavra ou sílaba
Número invulgar de pausas, substituição de palavras, interjeições ou frases
Medo em pronunciar as palavras em que existe mais dificuldade
Problemas ao iniciar ou manter o ritmo do discurso
Dislexia – O que é?
A dislexia corresponde a uma perturbação de aprendizagem caracterizada por um desempenho na leitura substancialmente abaixo daquilo que seria de esperar, no que se refere a exatidão, velocidade ou compreensão, em função da idade cronológica, do QI (quociente de inteligência) e do nível de escolaridade.
Trata-se, no fundo, de uma incapacidade específica de aprendizagem, que se caracteriza por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras.
Este problema mantém-se ao longo da vida e não corresponde a um atraso maturativo transitório nem a problemas de visão. É uma perturbação neurológica que necessita de uma intervenção precoce e especializada.
A existência de erros de inversão, ou seja, ver as letras ao contrário, resulta de erros de origem fonológica (confusão entre consoantes com o mesmo ponto de articulação, uma surda e outra sonora, como o d e o b) e não de origem visual.
A dislexia é talvez a causa mais frequente de baixo rendimento e insucesso escolar e, na maioria dos casos, não é identificada, nem corretamente tratada. É também provavelmente a perturbação mais frequente entre a população escolar, sendo referida uma prevalência entre 5 a 17,5%.
Alguns estudos em Portugal sugerem uma percentagem de 5,4% de crianças com dislexia, valor que se enquadra nos intervalos de prevalência recentemente divulgados noutros países.
Inicialmente, era referida uma maior prevalência no sexo masculino, mas nos últimos anos passou a ser referida uma distribuição igual em ambos os sexos.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
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