Consultas e Exames Popular em Santarém

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Eco doppler – Indicações?

O eco doppler vascular arterial está indicado para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose. As principais manifestações da aterosclerose, nas quais o eco doppler vascular é utilizado, são a doença vascular cerebral, doenças da aorta e doença arterial periférica. Além da aterosclerose e das suas complicações, como a trombose, o eco doppler vascular arterial também é indicado para diagnosticar outras doenças, como as embolias, aneurismas e malformações congénitas. Este tipo de eco doppler não exige jejum ou outro cuidado especial para a sua realização.

 

O eco doppler de carótidas é muito utilizado para avaliar se há um espessamento do revestimento interno destas artérias. Esse aumento de espessura é uma evidência inicial de aterosclerose e esses doentes são considerados de maior risco para as manifestações clínicas da aterosclerose, como o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

 

O eco doppler venoso está indicado para o diagnóstico de trombose venosa profunda e permite também avaliar as veias superficiais e as veias perfurantes, que ligam as veias superficiais às profundas), estudando melhor os quadros de insuficiência venosa.


Hipotensão – O que é?

É graças ao coração que o sangue circula por todo o nosso corpo através dos vasos sanguíneos. A pressão arterial constitui na força exercida nas paredes das artérias pelo sangue que é bombeado. Há vários fatores que podem influenciar a pressão arterial, como a prática de exercício físico, que provoca um aumento, ou a exposição ao calor, que a baixa.

A hipotensão, ou tensão arterial baixa, significa que a pressão com que o sangue circula está mais baixa do que aquilo que seria considerado normal. Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a tensão arterial é considerada normal quando os níveis da mínima estão até 80 e os da máxima até 120.

No entanto, hipotensão acaba por ser um termo algo relativo, pois os níveis de tensão arterial variam consoante as características individuais e aquilo que é considerado baixo para uma pessoa pode não o ser para outra, sendo preocupante quando apresenta um impacto negativo sobre a pessoa.


O que pode causar leucopenia??

A leucopenia pode aparecer como variação normal em algumas situações da vida, ou como sinal de vários tipos diferentes de doença. Entre elas, infecções, inflamações, doenças da medula óssea, da tireoide e do baço, doenças autoimunes e algumas doenças genéticas. Podem aparecer também como complicação do uso de alguns medicamentos, quimioterapia e radioterapia.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Encontre consultas, exames e clínicas popular Santarém – PA

Clínica Popular em Santarém
Publicidade