Consultas e Exames Popular em PE

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Dedo em garra/dedo em martelo – O que é?

Define-se por uma deformidade dos dedos. Uma lesão traumática que produz uma flexão súbita e intensa da falange distal. Geralmente causada pela rotura do tendão extensor ou pelo arrancamento de um fragmento ósseo dessa articulação.

As deformidades do segundo ao quinto dedo do pé são muito frequentes, atingindo quer a articulação interfalângica proximal (primeira articulação do dedo) quer a articulação interfalângica distal (segunda articulação do dedo), decorrentes de um desequilíbrio de toda a arquitetura articular e muscular do pé. Estas deformidades são inicialmente ligeiras e corrigíveis, mas ao longo do tempo tornam-se rígidas e irrecuperáveis pela manipulação. Estão associadas muitas vezes a hallux valgus (joanete), metatarsalgia (dor na planta do pé), e retração do tendão de Aquiles ou gémeos curtos. Devem também considerar-se outras causas menos comuns, pois o tratamento pode ser diferente para estes casos.


Sonolência excessiva – O que é?

A sonolência excessiva ou hipersónia, corresponde a uma maior tendência para o sono, adormecendo involuntariamente mesmo quando é inapropriado fazê-lo (no trabalho, às refeições ou durante uma conversa). Estes episódios repetitivos de sonolência diurna ou de sono noturno prolongado são diferentes daqueles que resultam do cansaço normal. Estima-se que este quadro afete 2% a 5% da população, tendo impacto negativo na atividade escolar, no trabalho, nas relações familiares e sociais, e aumentando o risco de acidentes. Por outro lado, associa-se a alterações neuropsicológicas e cognitivas.

De um modo geral, é inicialmente reconhecida na adolescência ou no adulto jovem.

A sonolência excessiva e os distúrbios do sono são situações bastante comuns, com importante impacto nas sociedades. Por exemplo, nos Estados Unidos da América, determinou-se que nos anos 90 cerca de 200 mil acidentes de automóveis foram causados por adormecimento ao volante e desses à volta de um terço foram fatais. De acordo com alguns estudos, estima-se que 40% das pessoas possam apresentar ocasionalmente estes sintomas.


É possível que haja ovulação na pausa da pílula??

Depende. No caso da pausa de 7 dias entre as cartelas de anticoncepcional, a resposta é não, não acontece a ovulação, porque não houve pico hormonal para preparar e expelir o óvulo. Os dias de pausa inclusive são os dias da descamação do endométrio, ou seja, a menstruação, exatamente por não ter havido ovulação e tampouco fecundação.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Encontre consultas, exames e clínicas popular PE –

Clínica Popular em PE
Publicidade