Consultas e Exames Popular em Ipubi
Esftorre – Ipubi – PE
Esf Serrolandia 02 – Ipubi – PE
Esf Pajeu – Ipubi – PE
Esf Gameleira – Ipubi – PE
Perguntas Frequentes
Tuberculose – Sintomas?
Na grande maioria dos casos manifesta-se no pulmão, uma vez que o contacto inicial do bacilo com o organismo é feito por via inalatória. No entanto podem ser atingidos outros órgãos, como os gânglios, meninges, pericárdio, ossos, rins, pele ou intestinos. Estas formas de tuberculose não são, em regra, contagiantes.
Esta doença tem habitualmente uma apresentação clínica discreta, evoluindo sem que o paciente se aperceba ao longo de dias, semanas ou mesmo meses. As queixas mais comuns são cansaço, falta de apetite, emagrecimento, suores noturnos e febres baixas (37,5ºC) ao final do dia.
Podem existir outras manifestações em função dos órgãos envolvidos. No caso da tuberculose pulmonar, a mais comum, é a tosse, seca ou com expetoração, podendo conter sangue.
Os sintomas são mais graves, mais difíceis de diagnosticar e de tratar nos doentes com menores defesas imunitárias.
Terçolho – Sintomas?
O terçolho externo surge inicialmente com queixas de dor, vermelhidão e sensibilidade na margem da pálpebra, seguido pela formação de uma pequena massa arredondada. O doente pode referir lacrimejo, fotofobia e sensação de corpo estranho. A pálpebra tende a ficar inchada, de modo localizado ou mais difuso. Ao longo do tempo, surge no centro da pequena massa um ponto amarelo. De um modo geral, os terçolhos drenam espontaneamente ao fim de três a quatro dias, com descarga de pus e alívio da dor.
O interno também causa dor, vermelhidão e inchaço que tendem a ser mais localizados. Na parte interior da pálpebra é possível visualizar uma pequena elevação ou uma área amarelada que pode evoluir para um abcesso. Se apresentar grandes dimensões, pode interferir com a visão.
Cancro do cólon e reto – O que é?
O cancro do cólon e o cancro do reto são dois dos tipos de cancro mais comum nos homens e nas mulheres.
O cancro que tem início no cólon, chama-se cancro do cólon e o cancro que tem início no reto, chama-se cancro retal. O cancro que afete qualquer um destes órgãos pode, também, ser chamado de cancro colorretal. A diferença entre cólon e reto está na localização anatómica e na necessidade de tratamento diferente, no entanto, a biologia tumoral é a mesma.
O cancro do cólon e reto começa frequentemente num polipo que é um crescimento anómalo de tecido epitelial na parede do intestino.
Nem todos os polipos se transformam em cancro. Os polipos podem ser removidos antes de malignizarem. Se forem identificadas células malignas no polipo removido mas que não invadam outras camadas do órgão, o doente pode ficar curado. Quando os polipos não são removidos e sofrem transformação em cancro, as células tumorais podem invadir as várias camadas do órgão e disseminar-se pelo organismo. A este processo dá-se o nome de metastização.
O orgão
O cólon e o reto, conhecidos como intestino grosso, fazem parte do tubo digestivo.
O cólon mede cerca de 1,5 metros e é constituído por 5 partes: cólon ascendente, transverso, descendente, sigmóide e reto.
A parede do cólon tem 5 camadas. A camada mais interna que contacta com as fezes chama-se mucosa. A mucosa tem três tipos de tecido: epitelial, conjuntivo e muscular. A camada seguinte é a submucosa que tem tecido conjuntivo e vasos. A terceira camada é muscular, a quarta é a subserosa e é formada por tecido conjuntivo, e a quinta é a serosa.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Encontre consultas, exames e clínicas popular Ipubi – PE
