Consultas e Exames Popular em PR

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Tártaro – O que é?

Também conhecido como cálculo, trata-se de uma espécie de massa composta por substâncias orgânicas e sais calcários que se pode formar junto à linha da gengiva ou abaixo desta e irritar os tecidos gengivais e pode levar a situações mais sérias, como a cárie dentária e a doença gengival.

Forma-se quando os minerais se depositam na placa bacteriana que não é eliminada através da escovagem regular e da utilização do fio dental. Esta formação mineral concede uma cor amarelada ou acastanhada aos dentes e gengivas, só podendo ser removida pelo dentista.


Exame VHS: Para que serve e como entender os resultados??

O exame VHS serve para identificar a presença de processos inflamatórios ou infecciosos no organismo, como artrites, infecções bacterianas, entre outras doenças.


Potenciais evocados – O que é?

Os Potenciais Evocados são um conjunto de testes neurofisiológicos do sistema nervoso que permitem a avaliação funcional das vias nervosas do Sistema Nervoso Central e Periférico.

 

Eles permitem medir a atividade elétrica do cérebro em resposta a estímulos visuais, sonoros ou táteis. Cada um desses estímulos provoca a emissão de sinais elétricos que viajam ao longo dos nervos e podem ser captados por elétrodos colocados na pele em locais específicos, posteriormente amplificados e finalmente interpretados.

 

A análise destes sinais fornece informação relativa à condição das vias nervosas e pode indicar a presença de lesões nervosas.

 

Atualmente existem 3 tipos principais de estudos de potenciais evocados:

Potenciais Evocados Visuais – úteis no diagnóstico de lesões do nervo ótico e das vias óticas, processos desmielinizantes (esclerose múltipla) ou lesões vasculares.

 

Potenciais Evocados Auditivos – importantes na avaliação de défices auditivos, permitindo distinguir lesões ao nível do nervo acústico ou noutras localizações.

 

Potenciais Evocados Somatossensitivos – avaliam a transmissão nervosa dos impulsos nas vias somatossensitivas dos membros superiores e inferiores até ao cérebro, tendo interessa no diagnóstico de lesões ao nível das raízes nervosas, da espinal medula e do encéfalo.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Encontre consultas, exames e clínicas popular PR –

Clínica Popular em PR
Publicidade