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Perguntas Frequentes


Exame Médico-Desportivo – Em que consiste?

O exame médico-desportivo consiste numa avaliação médica que deve ser realizada cumprindo os pontos constantes no modelo de ficha publicada em Diário da República (D.R. n.º 238 de 13.12.2006 – 2.ª Série). 

Incorpora uma primeira informação de dados burocráticos seguindo-se uma declaração dos seus antecedentes que tem de ser datada e assinada pelo próprio se maior ou pelo seu representante legal se menor de idade (Como referem os artigos 122º e 124º do Código Civil é menor quem não tiver completado os 18 anos de idade)

Os items seguintes consistem num questionário realizado pelo médico sobre os antecedentes familiares e pessoais do atleta, exame objetivo e anotações sobre exames complementares de diagnóstico. (até aos 35 anos de idade radiografia de tórax (3/3 anos) e ECG, a partir dos 35 anos de idade acrescenta a realização de análises de rotina e prova de esforço)

Conforme o exposto acima reitera-se o acompanhamento do atleta no caso de ser menor pelo seu representante legal para uma devida avaliação destes antecedentes e um devido preenchimento dos dados pessoais com assinatura do representante legal.


Uso anticoncepcional Femina e estou com sangramento escape??

Quando acontece um “sangramento de escape”, um sangramento fora do período esperado, significa um efeito colateral comum, entre as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais.


Discalculia – Sintomas?

Pode ser difícil identificar corretamente uma perturbação da aprendizagem. Os sinais indicadores da discalculia incluem várias dificuldades:

Na identificação de números (visual e auditiva)
Em estabelecer uma correspondência recíproca (contar objetos e associar um número a cada um)
Em perceber conjuntos e quantidades
No cálculo
No entendimento do conceito de medida
Na aprendizagem das horas
Na compreensão do valor das moedas
No entendimento da linguagem matemática e dos símbolos
Em resolver problemas orais

A discalculia pode associar-se a uma deficiente organização visuo-espacial e integração não verbal (as crianças não conseguem distinguir rapidamente as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos), a dificuldades em observar grupos de objetos e dizer qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular distâncias, a distúrbios ao nível da imagem corporal, a desorientação (na distinção esquerda-direita), na perceção social e na realização de julgamentos e a um desempenho em testes de inteligência superior nas funções verbais comparativamente às funções não verbais.

As crianças com perturbações da aprendizagem podem ter mais dificuldades em compreender e seguir instruções, em recordarem o que lhes é dito, exibem má coordenação na marcha, no desporto ou, até, em gestos simples como segurar um lápis, perdem facilmente ou arrumam mal os livros e os trabalhos de casa, não entendem bem o conceito de tempo, tendem a ser renitentes na realização de tarefas que envolvem leitura, escrita ou matemática e podem apresentar um comportamento hostil ou de desafio em relação a esses deveres.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

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