Pa Mun Dr Atualpa Girao Rabelo
Pa Mun Dr Atualpa Girao Rabelo – Vila Morgadouro – São Paulo – SP
Telefone: (11)2562-0270
Unidade: Pronto Atendimento /
Endereço: Rua Ilha Do Arvoredo, 10 – Vila Morgadouro – São Paulo – SP
Fique Sabendo!
Castanha – O que é?
A castanha é um fruto que geralmente apresenta uma forma arredondada, e com uma cor que pode variar de conforme a sua variedade. O miolo é amarelado, e com um sabor doce e agradável. No seu estado natural, as castanhas encontram-se cobertas por uma capa dura a que se chama de ouriço.
Existem várias espécies, sendo uma das mais importantes o Castanheiro Europeu. A colheita pode efectuar-se a partir de Setembro consoante as favoráveis condições climatéricas. O consumo deste fruto em Portugal ocorre por alturas do S. Martinho, em Novembro.
O que é ataxia de Friedreich??
Ataxia de Friedreich é uma doença neurológica degenerativa, hereditária, rara, que afeta sobretudo o sistema nervoso, mas também outros sistemas do organismo com a sua evolução.
Tiroide e glândulas suprarrenais – O que é?
A hipófise (também conhecida por glândula pituitária) pode ser considerada a glândula mãe do sistema endócrino já que tem como função controlar o funcionamento das restantes glândulas endócrinas.
Situa-se num recesso ósseo denominado sela turca, localizado por trás e acima da pirâmide nasal, na base do cérebro. Produz várias hormonas nomeadamente: a do crescimento (GH), a prolactina (PRL), a estimuladora da tiroide (TSH), a corticotropina (ACTH), as estimuladoras das gónadas (LH e FSH), a estimuladora dos melanócitos (MSH), a antidiurética (ADH) e a oxitocina.
São várias as causas que podem levar a um mau funcionamento da hipófise como sejam:
traumatismos
doenças infecciosas, infiltrativas, tumorais
defeitos congénitos
Esse mau funcionamento pode manifestar-se sob a forma quer de deficiência quer de excesso de determinadas hormonas de que resultam várias patologias.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
É proprietário desta empresa?
Quero anunciar no Convênio Social!* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).