Psicólogo em Porto Alegre – Lumar Demétrio
07/34905
Psicólogo Lumar Demétrio
Sobre a profissão Psicólogo
De forma resumida, assim como um médico cuida da saúde do corpo, o psicólogo cuida da saúde da mente das pessoas. Ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento.
O psicológico, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada. Ou seja, o psicólogo ajuda o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida.
O psicólogo aplica métodos científicos para compreender a psique humana, buscando entender, por meio de modelos comportamentais, as ações e sentimentos do paciente, atuando também no tratamento e prevenção de doenças mentais e para a melhoria da qualidade de vida.
O psicólogo estuda e analisa comportamentos por meio de relatos de emoções e pensamentos. Isso pode acontecer tanto no consultório quanto em hospitais, escolas ou empresas.
O psicólogo pode atuar em diversas áreas e setores, como clínicas e postos de saúde, hospitais, maternidades, penitenciárias, consultórios, instituições de ensino, ONGs, clubes esportivos e empresas de modo geral.
No mundo corporativo, o psicólogo pode trabalhar em consultorias empresariais ou no departamento de Recursos Humanos com a gestão de pessoas. Essa é uma área em potencial crescimento para o psicólogo, pois esse profissional é fundamental para o bom desenvolvimento de empresas, tanto públicas quanto privadas.
No departamento de Recursos Humanos, o psicólogo pode traçar perfis compatíveis com os valores da empresa, desenvolverem processos mais justos e humanizados de recrutamento e seleção e prestar atendimento aos colaboradores da instituição.
Além disso, existem diferentes linhas de atuação de um psicólogo, com metodologias e abordagens específicas e diferentes, como Psicanálise, Behaviorismo, Psicologia Sistêmica, Lacaniana, Cognitiva, Humanismo, Gestalt, Junguianismo, entre outras.
Agende uma consulta agora mesmo!

Fique Sabendo!
Qual é o tratamento para sinusite alérgica??
O tratamento da sinusite alérgica se baseia no uso de sprays nasais com corticoides e/ou antialérgicos, que diminuem a inflamação e o edema da mucosa dos seios paranasais. O tempo e forma de uso devem ser definidos pelo/a médico/a assistente.
SIDA – Sintomas?
A infeção pelo VIH no início é pouco percetível porque os sintomas são ligeiros e confundíveis com um quadro gripal ou de virose comum. Em cerca de 30% dos casos, ocorre, nos 10 a 15 dias após a infeção, um período febril, curto, sem características especiais, como se fosse uma gripe.
Após a infeção, a SIDA tem um longo período de evolução silenciosa sem provocar a mais pequena perturbação ou queixa. É o período durante o qual o vírus se instala, começa a invadir e destruir os linfócitos (células responsáveis pelas nossas defesas) e a multiplicar-se. Durante essa fase, o organismo compensa essa perda de células aumentando a sua produção e tentando eliminar o vírus. A sua duração é muito variável (em média de 8 a 10 anos) e depende da intensidade e gravidade da infeção, da capacidade de defesa do organismo e da ocorrência de outras doenças que reduzam a capacidade de defesa. Durante este período, o paciente é referido como sendo portador do vírus ou seropositivo, uma vez que as análises realizadas nesta fase conseguem identificar sua a presença.
Mesmo sem sinais de doença, um portador do VIH pode infetar qualquer pessoa com quem tenha contacto sexual.
No final desta longa fase silenciosa, as defesas do organismo entram em colapso e surgem todas as complicações que definem a SIDA:
Infeções por microrganismos comuns que aqui adquirem maior gravidade
Infeções por agentes mais raros
Alguns tipos de cancro que, em condições normais, não se conseguiriam desenvolver
Buraco macular – O que é?
A retina é um tecido localizado no interior e a mácula é localizada no centro da retina e é responsável pela visão de maior detalhe e que nos permite ver com grande definição.
Um buraco macular (BM) é um pequeno buraco na retina e causa visão turva ou distorcida. Os BM normalmente acontecem como processo relacionado com a idade e a partir dos 60 anos.
Está o outro olho em risco?
Se tem um BM num olho, existe 10 a 15% de risco de desenvolver um BM no outro olho.