Psicólogo em Porto Alegre – Lumar Demétrio
07/34905
Psicólogo Lumar Demétrio
Sobre a profissão Psicólogo
De forma resumida, assim como um médico cuida da saúde do corpo, o psicólogo cuida da saúde da mente das pessoas. Ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento.
O psicológico, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada. Ou seja, o psicólogo ajuda o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida.
O psicólogo aplica métodos científicos para compreender a psique humana, buscando entender, por meio de modelos comportamentais, as ações e sentimentos do paciente, atuando também no tratamento e prevenção de doenças mentais e para a melhoria da qualidade de vida.
O psicólogo estuda e analisa comportamentos por meio de relatos de emoções e pensamentos. Isso pode acontecer tanto no consultório quanto em hospitais, escolas ou empresas.
O psicólogo pode atuar em diversas áreas e setores, como clínicas e postos de saúde, hospitais, maternidades, penitenciárias, consultórios, instituições de ensino, ONGs, clubes esportivos e empresas de modo geral.
No mundo corporativo, o psicólogo pode trabalhar em consultorias empresariais ou no departamento de Recursos Humanos com a gestão de pessoas. Essa é uma área em potencial crescimento para o psicólogo, pois esse profissional é fundamental para o bom desenvolvimento de empresas, tanto públicas quanto privadas.
No departamento de Recursos Humanos, o psicólogo pode traçar perfis compatíveis com os valores da empresa, desenvolverem processos mais justos e humanizados de recrutamento e seleção e prestar atendimento aos colaboradores da instituição.
Além disso, existem diferentes linhas de atuação de um psicólogo, com metodologias e abordagens específicas e diferentes, como Psicanálise, Behaviorismo, Psicologia Sistêmica, Lacaniana, Cognitiva, Humanismo, Gestalt, Junguianismo, entre outras.
Agende uma consulta agora mesmo!

Fique Sabendo!
Estomatologia – O que é?
Especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular.
A estomatologia em Portugal é um campo de actuação por dois profissionais distintos: Médicos Estomatologistas e Médicos Dentistas. Os Médicos estomatologistas são profissionais licenciados em Medicina que se especializam posteriormente em Estomatologia, exercendo em hospitais públicos/privados e clínicas. Os Médicos Dentistas são profissionais licenciados em Medicina Dentária e exercem quase exclusivamente em clínicas, sendo esta licenciatura algo recente no panorama português, ao passo que há uma tendência de menor formação de Médicos Estomatologistas.
Alcoolismo – Sintomas?
Os sintomas do alcoolismo são muito diversos e passam pela incapacidade de reduzir o consumo de álcool, pela sensação de uma enorme necessidade de o consumir, desenvolvimento da sua tolerância, que obriga a uma maior ingestão para se obter o mesmo efeito, beber em isolamento ou às escondidas, sensação física de abstinência (náuseas, suores, tremores), lapsos de memória, criação de rituais, consumindo-o em horários definidos com sensação de frustração se tal não é possível, irritabilidade, para se sentir bem ou para se sentir normal, para lidar com problemas legais, financeiros, pessoais e profissionais, acompanhados de perda de interesse noutras atividades que costumam ser agradáveis.
O álcool provoca uma depressão do sistema nervoso, embora, em algumas pessoas, a reação inicial seja de estimulação. Reduz as inibições, afeta os pensamentos, as emoções e a capacidade de julgar e decidir. Interfere ainda na fala, na coordenação muscular e, em doses excessivas, pode induzir coma ou causar a morte. Por outro lado, a dependência do álcool associa-se, habitualmente, à dependência de outras substâncias.
Como consequência da perda de todas as capacidades referidas, aumenta o risco de acidentes de viação e domésticos, reduz o desempenho no trabalho e na escola e aumenta a probabilidade de se cometerem crimes violentos. Agrava ainda a possibilidade de complicações médicas como, doença hepática (hepatite, cirrose, cancro), problemas digestivos (gastrite, úlcera); má-absorção, pancreatite; problemas cardíacos (hipertensão arterial, enfarte do miocárdio, AVC); complicações nos doentes diabéticos; alterações na função sexual; dificuldades de visão; osteoporose; implicações neurológicas; diminuição das defesas; anomalias congénitas no caso de consumo durante a gravidez; e aumento de risco para várias formas de cancro.
O que é flora bacteriana??
Flora bacteriana é o conjunto de bactérias que habita nosso corpo. A maior concentração desses microrganismos se encontra no intestino, porém também estão presentes na boca, pele, esôfago, estômago, mucosas e órgãos genitais.