Psicólogo no Menino Deus – Lumar Demétrio

07/34905

Lumar Demetrio Psicólogo

Sou Graduado em Psicologia em Porto Alegre. Pós-graduado em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Dom Alberto em Santa Cruz e Pós-graduado em Psicologia Humanista (Abordagem Centrada no Cliente) pela Associação Gaúcha de Psicologia Humanista.

Possuo experiência em atendimento clínico com adolescentes e adultos que apresentam dificuldades emocionais e/ou transtornos psiquiátricos. Ofereço um ambiente acolhedor que proporciona condições para prevenir e superar aspectos no Desenvolvimento Psicoemocional da família e do indivíduo.

Os atendimentos podem ser feitos de forma on-line e presencialmente.

Serviços realizados anteriores aos atendimentos Clínicos: Hospital Psiquiátrico São Pedro-RS, Clínica Terapêutica Winnicott-RS e Equoterapia Paraíso-RS.

Precisa de mais informações?
Fale com nosso atendimento via

Fique Sabendo!


Doença bipolar – Sintomas?

Os períodos de mania caracterizam-se por humor eufórico ou irritável, aumento da autoestima, diminuição da necessidade de dormir, aceleração do pensamento e/ou do discurso, intensificação da energia e maior envolvimento em atividades aprazíveis (gastos excessivos, desinibição sexual…), que são suficientemente graves para provocar uma degradação social e no trabalho. Em alguns casos podem ocorrer sintomas psicóticos, como alucinações ou ideias delirantes.

A hipomania exibe critérios similares, mas em menor número, intensidade e, por vezes, de menor duração, não existindo indícios psicóticos nem deterioração social e laboral.

Os episódios mistos exigem a existência de sintomas depressivos e maníacos simultaneamente.

O primeiro episódio da doença ocorre tipicamente na 2.ª ou 3.ª décadas de vida, podendo contudo manifestar-se em qualquer idade.


Dependência de substâncias – O que é?

Define-se como uma dependência de um “tóxico” ou droga que provoca adicionalmente perturbações psicológicas.

As drogas não são todas iguais quanto à sua toxicidade: algumas são muito tóxicas, outras, como o álcool, podem ser ingeridas de forma controlada por muitas pessoas sem problemas de maior. Por outro lado, a heroína, ao contrário do álcool, é uma droga com menos efeitos tóxicos a longo prazo mas apresenta uma enorme capacidade de criar adição. Importa, por isso, distinguir a dependência causada por diferentes substâncias porque estas têm características diferentes e é possível utilizar algumas delas de forma não abusiva.

O que atribui perigosidade real, assim como o que induz e mantém o seu consumo é um conjunto de fatores que interagem de forma dinâmica e estão relacionados com as propriedades farmacológicas da substância, as características psicológicas do consumidor e o ambiente social que o rodeia. Significa isto que pessoas diferentes integradas em meios diferentes apresentam um maior ou menor potencial de se tornarem dependentes da mesma substância.

A compulsão por drogas ou por outras substâncias define-se quando estão presentes, em simultâneo, diferentes critérios:

Um forte desejo para as consumir;
Dificuldades em controlar o comportamento, tanto no que se refere ao início, fim e níveis de consumo;
Estado de abstinência fisiológico quando o uso cessa ou é reduzido;
Evidência de tolerância, na qual doses crescentes são necessárias para se obter um efeito inicialmente obtido com dosagens mais baixas;
Abandono progressivo de prazeres e interesses alternativos em favor do seu uso e aumento da quantidade de tempo necessária para se recuperar dos seus efeitos;
Persistência na sua utilização, apesar da evidência de consequências manifestamente nocivas.


Por que o psicólogo não pode atender conhecidos??

O Código de Ética dos Psicólogos não proíbe claramente que sejam atendidos familiares ou amigos, a decisão sobre atender ou não vai de acordo com o bom senso do profissional. E por parte do Psicólogo, também pode haver preconcepções sobre o paciente (pois estes já se conhecem), que poderão afetar o processo.


O que o psicólogo não pode fazer??

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.