Consultas e Exames Popular em Parelhas

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Luxação do Ombro – O que é?

A luxação do ombro é uma lesão que ocorre com a saída da cabeça do úmero da sua posição anatómica na articulação. O ombro é a articulação mais móvel do corpo, o que a torna a mais suscetível a luxação. A ocorrência de um primeiro episódio de luxação aumenta o risco de novos episódios de luxação – Luxação Recidivante do Ombro/Instabilidade do Ombro.

Pelas suas características, a articulação ombro é aquela que mais frequentemente se desloca. De facto, embora seja muito móvel é também muito instável e mantida na sua posição por um conjunto de estruturas ligamentares e musculares.

A deslocação anterior é a mais comum e corresponde a cerca de 98% dos casos. De facto, a luxação anterior do ombro é a mais frequente nos serviços de urgência hospitalares.

Pode ocorrer também luxação posterior, sendo as variantes superior e intra-torácica mais raras e complicadas. 

Um dos mecanismos mais comuns é a queda. A luxação do ombro é mais comum nos homens entre os 20-30 anos e nas mulheres por volta dos 60-80 anos.

Existe uma possibilidade de nova luxação de cerca de 50%.

As luxações do ombro são mais comuns no adolescentes do que nas crianças porque nestas as placas de crescimento são mais frágeis e tendem a partir antes que ocorra luxação.

No adulto mais idoso, os ligamentos que suportam a articulação estão mais fracos facilitando a ocorrência de luxação.

Entre os 18-25 anos, as atividades desportivas são a principal causa de luxação do ombro. Nos idosos, as quedas são o principal fator envolvido.


Oclusão venosa da retina – Sintomas?

Os sintomas dependem do local acometido e da gravidade da oclusão. Habitualmente, como sintomas iniciais  os doentes referem diminuição unilateral, súbita e indolor da acuidade visual acompanha da de alterações a nível do campo visual.


Cancro do Ovário – O que é?

O cancro do ovário é a causa mais comum de morte por tumores ginecológicos nos Estados Unidos. 

Os tumores malignos do ovário incluem as lesões primárias (que surgem das estruturas normais do ovário) e as lesões secundárias que são metástases de outros cancros de outras partes do corpo. 

Lesões primárias incluem o carcinoma epitelial de ovário, que representa 70% de todos os tumores do ovário. Estudos recentes sugerem que a maioria destes tumores têm origem nas trompas de Falópio.

Os tumores estromais do ovário incluem tumores de células germinativas, tumores estromais do cordão sexual e outros tipos mais raros. 

As metástases para os ovários são relativamente frequentes; os tumores que mais frequentemente metastizam no ovário são os tumores do endométrio, mama, cólon, estômago e colo do útero.

Neste texto referimo-nos exclusivamente aos tumores epiteliais do ovário, ou seja, que têm origem nas células do epitélio (tecido básico do organismo humano que reveste toda a pele e todas as mucosas).


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Encontre consultas, exames e clínicas popular Parelhas – RN

Clínica Popular em Parelhas
Publicidade