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Perguntas Frequentes
Como é feito o transplante de medula óssea??
O transplante de medula óssea consiste na substituição da medula doente por células normais de medula óssea, de maneira que o organismo da pessoa volte a produzir células sanguíneas. A medula óssea usada no transplante pode ser do próprio paciente (transplante autogênico) ou de um doador (transplante alogênico).
Angiografia – Vantagens e benefícios?
Além de permitir avaliar o padrão de circulação de um determinado órgão, este exame tem ainda a vantagem de ser dinâmico (se as imagens forem obtidas à medida que a substância é administrada é possível avaliar a velocidade da circulação, o seu padrão de distribuição, a sua simetria e todas essas informações podem ser extremamente relevantes).
Alguns dos órgãos mais frequentemente estudados pela angiografia são a retina, o coração e o cérebro.
Este exame pode ainda ser conjugado com outros, como a ressonância magnética ou a tomografia computorizada e, desse modo, as imagens da circulação são integradas com as imagens do próprio órgão permitindo a obtenção de ainda mais elementos de diagnóstico.
Em alguns casos, o momento da realização da angiografia pode ser aproveitado para se instituírem medidas terapêuticas, como uma angioplastia (dilatação de um vaso sanguíneo estreitado), remoção de um coágulo ou colocação de uma rede dentro do vaso de modo a mantê-lo aberto e funcionante.
Dificuldades de aprendizagem – Sintomas?
Variam nas formas de apresentação e de acordo com a idade. Sempre que os pais suspeitarem da presença de dificuldades de aprendizagem devem registar as suas observações e partilhá-las com os professores e médicos de modo a que essa suspeita possa ser avaliada.
A sua principal característica é a existência de uma disparidade marcada e inexplicável entre aquilo que é legítimo esperar do desempenho de uma pessoa e o seu desempenho real. Estas podem ser ligeiras ou graves e não é raro surgir mais do que um tipo na mesma pessoa.
Em cerca de um terço dos casos, este quadro coexiste com a perturbação do défice de atenção/ hiperatividade. Embora estas duas entidades partilhem algumas características (dificuldade de concentração, de memória e de organização) elas são distintas. Mas com frequência são confundidas e encaradas como preguiça ou associadas a alterações emocionais ou comportamentais.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
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