Consultas e Exames Popular em SC
Central De Regulacao Municipal Ambulatorial – Presidente Getulio – SC
Academia Da Saude – Camboriu – SC
Cartão de Todos – Brusque – SC
Prontocor – Joinville – SC
Perguntas Frequentes
Sacroileíte – O que é?
A sacroileíte é uma lesão inflamatória das articulações sacroilíacas, que correspondem à junção articular entre o osso sacro da coluna vertebral e osso ilíaco da bacia, ligando a parte inferior da coluna com a bacia.
Este tipo de lesão pode desencadear dor lombar incapacitante em atletas amadores ou profissionais.
Esta articulação não é muito móvel e a sua função principal é transmitir força das extremidades inferiores para a coluna.
A sua lesão é a causa mais comum de dor lombar nos esquiadores.
Hirsutismo – O que é?
É definido como a presença de pelos na mulher, em áreas anatómicas características de distribuição masculina.
De acordo com a causa, o hirsutismo pode manifestar-se como queixa isolada ou acompanhado de outros sinais de hiperandroginismo (acne, seborreia, calvície), virilização (hipertrofia do clítoris, aumento da massa muscular, modificação do tom de voz), distúrbios menstruais e/ou infertilidade ou ainda alterações metabólicas.
Decorre da ação dos androgénios (hormonas sexuais masculinas) circulantes sobre a pele. Esta ocorre devido à presença e atividade de enzimas capazes de disponibilizar substâncias com propriedades androgénicas no interior do folículo pilossebáceo.
De um modo geral, o hirsutismo resulta de condições clínicas que não são graves. Contudo, por vezes, pode ser um sinal de uma doença importante e a avaliação deve tomar esse aspeto em consideração.
A maioria das mulheres procura tratamento por razões cosméticas, uma vez que o excesso de pilosidade colide com os padrões culturais ocidentais e é, por isso, fonte de desconforto e redução da autoestima.
Uma vez que o padrão de distribuição pilosa varia de mulher para mulher, torna por vezes difícil distinguir entre variações da normalidade e hirsutismo.
Quais os alimentos que causam gases? Conheça também os que não causam?
Os alimentos que mais causam gases são aqueles que dão mais trabalho ao intestino para serem digeridos como as leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico), carne de porco, alho, alho-poró e frutas ricas em açúcar como a banana e a pera.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Encontre consultas, exames e clínicas popular SC –
