Consultas e Exames Popular em São José dos Campos

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Alopécia Cicatricial – O que é?

Alopécia cicatricial não é mais que o estádio final de agressões ou de doenças em que a pele normal é substituída por áreas de cicatriz, tornando-se impossível regenerar o folículo, e deixando de existir pelo de forma definitiva.

Classificamo-la em Primária ou Secundária. Primária, quando uma doença da pele afeta diretamente o folículo piloso. Habitualmente são doenças inflamatórias que destroem o reservatório de células pluripotenciais existentes na parte superficial do folículo. Secundária, quando uma agressão – traumatismo, cirurgia, radioterapia, infeção, acne  – determina uma área de cicatriz que implica alopécia irreversível.


Hiperidrose – Sintomas?

Manifesta-se habitualmente nas palmas das mãos, axilas, plantas dos pés e face (por vezes associada a rubor intenso), em conjunto ou com predomínio acentuado de uma região em particular. Quando a incidência se verifica nas palmas das mãos e axilas, altera a forma como estes doentes se relacionam com o “mundo exterior”. Com efeito, estas pessoas têm dificuldade no contacto social, evitam escrever porque molham o papel, evitam cumprimentos, pegar em objetos, trabalhar no computador, conduzir porque têm medo de que o volante fique escorregadio. Mancham frequentemente a roupa (aparecimento de auréola a nível axilar), molham as meias que permanecem húmidas ao longo do dia, e não gostam de usar sandálias ou sapatos abertos porque são visíveis as manchas de suor. Todo este quadro, que se agrava com o calor, com o stress e cessa durante o sono, pode causar transtornos psicológicos graves, uma vez que há uma tendência para o isolamento social e para esconder o problema.


Cervicalgia – O que é?

A coluna cervical é formada por sete vértebras, que se estendem do tórax até à base do crânio, e que estão separadas por discos intervertebrais cuja função primordial é distribuir o peso e permitir o movimento. Por esta razão os discos têm um papel em toda a coluna de amortecedores.

O pescoço apresenta grande mobilidade e suporta o peso da cabeça. Estando menos protegido do que o resto da coluna, o pescoço é vulnerável a diversos tipos de lesões que causam dor e limitação de movimentos. Na maioria dos casos, as dores cervicais são temporárias. Contudo, em alguns casos impõe-se um tratamento médico.

Com o envelhecimento e com o passar dos anos estes discos têm tendência a “gastar-se” e através de um processo degenerativo diminuem de altura tornando-se mais estreitos contribuindo assim para que a mobilidade da coluna cervical diminua e para que a compressão dos foramina (orifícios onde as raízes saem da coluna). No entanto a literatura mostra que cerca de 25% das pessoas com menos de 40 anos e cerca de 60% das pessoas com mais de 40 anos apresentam diversos graus de alterações degenerativas da coluna sem no entanto terem uma sintomatologia típica.

Quando estes discos com alterações degenerativas se rasgam, encontramos as situações de hérnia discal cervical com sintomatologia mais ou menos aguda,  embora nalguns casos a clínica é muito de doença degenerativa difusa.

Embora esta doença degenerativa discal esteja muitas vezes associada à idade, o certo é que o estilo de vida pode também ter um papel relevante no desenvolvimento e progressão destas alterações, condicionadas muitas vezes por um substrato genético propício.

Por esta razão é tão relevante o exercício físico regular e adequado, a correção das posturas viciosas de trabalho bem como a dieta equilibrada e a abstenção do tabaco.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Encontre consultas, exames e clínicas popular São José dos Campos – SP

Clínica Popular em São José dos Campos
Publicidade