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Perguntas Frequentes
Hipertensão arterial secundária de causa endócrina – O que é?
Designa-se como hipertensão secundária a hipertensão arterial associada a uma causa direta que pode ser identificada e tratada. A maioria dos casos de hipertensão arterial não apresenta uma causa aparente facilmente identificável, sendo conhecida como hipertensão essencial. Uma pequena proporção dos casos de hipertensão arterial é devida a causas muito bem estabelecidas.
A hipertensão secundária de causa endócrina está relacionada com o sistema endócrino, formado pelo conjunto de glândulas que segregam hormonas que são disponibilizados na circulação sanguínea pela hipófise, hipotálamo, tiroide, suprarrenais, pâncreas, ovários, testículos e tecido adiposo. Pode ser desencadeada por tumores ou outras anormalidades que fazem com que algumas glândulas do sistema endócrino secretem quantidades excessivas de hormonas que elevam a pressão sanguínea.
Sedativos – O que é?
Sedativo é nome que se dá aos medicamentos capazes de diminuir a actividade de nosso cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal.
O termo sedativo é sinónimo de calmante. Têm como principal indicação o tratamento das síndromes de ansiedade, primários ou secundários e/ou a indução ou manutenção do sono.
Discalculia – O que é?
A discalculia pertence ao grupo das perturbações da aprendizagem, que afetam a capacidade de uma pessoa adquirir e utilizar funções como a leitura ou o cálculo.
As perturbações da aprendizagem não correspondem a deficiências físicas ou mentais e não refletem a inteligência da criança. Contudo, estas perturbações afetam a sua capacidade de utilizar determinadas ferramentas, o que é importante e pode interferir com o seu desempenho escolar.
As perturbações da aprendizagem mais comuns são a dislexia, que perturba a leitura, a discalculia que interfere com a abordagem de conceitos matemáticos e a dificuldade de aprendizagem não verbal, relacionada com a coordenação e com a linguagem corporal. Estas perturbações podem existir em simultâneo numa mesma criança.
O termo discalculia deriva de acalculia, que corresponde a um transtorno adquirido da capacidade para realizar operações matemáticas, depois de estas se terem consolidado. Encontra-se sobretudo em crianças, é de carácter evolutivo ou relaciona-se com o desenvolvimento e associa-se sobretudo a dificuldades na matemática, mais concretamente da aprendizagem do cálculo. Mas pode-se manifestar ao nível da leitura, da escrita, de números ou símbolos, de conceitos e regras matemáticas, de memorização de factos e conceitos, e também no raciocínio abstrato. Podem ainda estar associadas a problemas em aprender a ver as horas ou a lidar com o dinheiro.
*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
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