Como escolher a almofada correta para dormir
Índice do Conteúdo
Aprenda neste artigo a escolher a melhor almofada para dormir, de acordo com o seu corpo e as suas necessidades.
A almofada com que dormimos é tão importante para o nosso bem-estar e saúde como o próprio colchão. Por vezes, algumas pessoas descuidam-se na altura de escolher a almofada correta, pensando que qualquer uma serve. Pois não deve ser assim. A almofada com que dorme todos os dias deve ser adequada ao seu corpo e à posição em que dorme, para que possa assim usufruir de uma noite descansada e de um sono relaxante. A utilização da almofada errada pode resultar num sono menos profundo, de menos horas de sono e poderá provocar-lhe dores muito incómodas de cabeça, pescoço, ombros e costas.
Assim, não despreze mais este utensílio tão importante e tão útil do seu dia-a-dia e aprenda como escolher a almofada ideal com as nossa dicas.
Posição durante o sono
A posição em que costuma dormir é um dos fatores essenciais para a escolha de uma almofada. Se dorme de lado ou de costas, prefira um modelo mais alto. A almofada deve ser mais rígida para quem dorme de lado e de uma rigidez média para quem dorme de costas. Para dormir de lado, a sua almofada deve ter uma altura igual à distância que vai do seu ombro até ao pescoço. Desta forma, a sua coluna estará completamente alinhada. Se dorme de barriga para baixo, escolha um modelo mais baixo e flexível. O seu pescoço não deve ficar demasiado levantado em relação ao resto do corpo.
Materialda almofada
As almofadas podem ser feitas com materiais naturais ou sintéticos. Se tem alergias, prefira as almofadas sintéticas fabricadas com materiais hipoalergénicos. Estas almofadas reduzem a proliferação de fungos e ácaros, o que o ajuda a dormir melhor. Para quem não tem problemas alérgicos, pode escolher a almofada de penas. Estas almofadas são o luxo do conforto e duram muito mais que as sintéticas. Atenção, as penas conferem uma menor rigidez à almofada, por isso este material é indicado para quem dorme de barriga para baixo.
Existem ainda as almofadas de espuma. Este material adapta-se completamente à forma da sua cabeça e torna-se muito confortável. Tendem a ser almofadas mais rijas, logo ideais para quem dorme de lado.
Para quem sofre de calor durante a noite e está sempre à procura do lado mais fresco da almofada, escolha as termorreguladoras. Estas almofadas são fabricadas com micro-cápsulas que retém o calor produzido por si e o libertam mais tarde. Assim, a almofada mantém-se a uma temperatura agradável durante toda a noite.
Problemas e dificuldades em dormir
Se tem problemas e dificuldades em dormir ou adormecer, considere ler os nossos artigos onde deixamos algumas dicas, causas e os principais sintomas da insónia e outro ainda onde deixamos algumas sugestões de como dormir melhor e ter uma melhor noite de sono.
Manutenção da almofada
Substitua a sua almofada de dois em dois anos. Ao fim deste tempo, a pressão que exercemos todos os dias sobre a almofada acaba por deformá-la e torna-la menos confortável.
Não poupe demasiado na altura de comprar almofadas novas. Lembre-se que elas afetam diretamente a sua qualidade de vida.
Tenha em atenção as instruções de lavagem da sua almofada. Se não as cumprir poderá danificar o material com que é feito a almofada, fazendo com que esta perca as suas qualidades.
Artigo: dicascaseiras.com