Tratamento para Candidíase Mamária?

Publicidade

A Candidíase Mamária é uma infecção fúngica que afeta a pele da mama. É causada por uma levedura chamada Candida albicans, que geralmente vive na pele e em áreas úmidas do corpo.

A causa mais comum de candidíase mamária é a amamentação. A amamentação ajuda a transferir o fermento dos mamilos da mãe para a boca do bebê, e esse fermento pode crescer na pele. A amamentação também causa um desequilíbrio no pH vaginal, o que facilita o crescimento da Candida albicans.

Fatores que podem causar candidíase mamária são usar roupas justas, usar antibióticos ou tomar contraceptivos orais, ou ter diabetes ou HIV.

Os sintomas de candidíase na mama podem surgir durante ou após a amamentação. Nem sempre todos os sintomas estão presentes ao mesmo tempo, mas a dor em sensação de fisgada e a pequena ferida estão presentes em todos os casos.

Sintomas:

descoloração da região da aréola e mamilo;

descamação da pele;

pele mais sensível e propensa a fissuras mamilares;

mamilo vermelho;

pele mais brilhante na aréola.

O tratamento da Candidíase Mamária é feito à base de antifúngicos, que são tomados por cerca de 3 semanas até os sintomas desaparecerem completamente. O uso de pomadas tanto para combater os fungos quanto para ajudar na cicatrização das feridas também é feito. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para remover o tecido infectado da mama ou do mamilo para evitar infecções futuras.

Outros fatores que ajudam na cura da Candidíase Mamária:

Não ficar com roupa molhada;

Usar roupas de material orgânico;

Manter uma higiene íntima adequada;

Dormir sem roupa íntima;

Evitar o uso de desodorantes íntimos;

Evitar duchas íntimas femininas;

Evitar absorventes diários;

Evitar usar lenços umedecidos.

Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This