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Perguntas Frequentes


Calafrios, dor muscular e na barriga e náuseas, o que tenho??

Seus sintomas são compatíveis com algum tipo de gastroenterite (infecção gástrica e intestinal), provavelmente de origem viral, popularmente conhecida como “virose”.


Gaguez – O que é?

Corresponde a uma perturbação da fluência da fala e, portanto, da comunicação, em que a pessoa sabe exatamente o que quer dizer mas o seu discurso é caracterizado por repetições, prolongamentos, por pausas não esperadas ou por bloqueios em que o som é interrompido. Nalguns casos, pode associar-se a alterações dos movimentos faciais ou corporais.

Trata-se de uma condição comum, estimando-se que mais de 68 milhões de pessoas no mundo a apresentem, ou seja 1% da população mundial. Em Portugal a incidência da gaguez afeta cerca de 100 mil pessoas. É cerca de quatro vezes mais comum no género masculino. 

Aproximadamente 5% de todas as crianças passam por um período em que o seu discurso pode apresentar repetições, pausas, bloqueios e prolongamentos. Sucede durante cerca de três meses e em 75% dos casos recuperam espontaneamente. Se tal não acontecer ou se surgirem outros comportamentos associados, é necessário consultar um pediatra.

A gaguez é importante pela sua frequência e porque se pode associar a uma redução da autoestima, isolamento social, ansiedade e, no caso das crianças, ser um fator de escárnio ou de segregação pelos colegas.


Autismo – Sintomas?

O autismo manifesta-se habitualmente nos primeiros 3 anos de vida, particularmente na faixa etária dos 15 meses aos 3 anos, altura em que é esperada uma grande evolução nas competências de comunicação das crianças. Os sinais de alarme incluem:

Não apontar com o dedo para pedir ou mostrar aos 16 meses
Usar pouco o contacto ocular para fazer pedidos e na comunicação em geral
Não responder ao seu nome
Não se envolver em gracinhas e jogos de imitação (ex: bater palminhas)
Ser muito independente em idade precoce, isto é, não solicitar/envolver os outros
Apresentar comportamentos repetitivos como rodar objetos ou alinhar formas e cores
Não usar frases de duas palavras aos dois anos ou deixar de dizer palavras que já dizia

No entanto, é necessária uma avaliação detalhada e integrada para confirmar o significado destes sintomas. Algumas crianças têm sintomas isolados que não correspondem necessariamente ao diagnóstico de PEA.

A dificuldade em descodificar as ações e o pensamento do outro, o atraso na linguagem (frequente, mas não obrigatório), a necessidade de estimulação sensorial ou hipersensibilidade a determinados estímulos (ex: estímulos sonoros), podem associar-se a birras frequentes e difíceis de acalmar, agressividade ou comportamentos estranhos para as outras pessoas.

Algumas condições com sintomas mais leves podem tornar-se evidentes apenas mais tarde (depois dos 3 anos), quando passa a existir uma maior exigência em relação ao comportamento social da criança/adolescente.

Os interesses específicos podem determinar que a criança se destaque em competências específicas, acima do esperado para a sua idade (ex: conhecer todas as marcas de automóveis, ou números e letras precocemente). Contudo, nas situações de PEA, existem outras competências importantes que ficaram para trás, principalmente do ponto de vista social.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

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