Consultas e Exames Popular em SP

Encontre especialistas por serviço ou região
medicine

Clínica Médica em Ribeirão Preto – ClínicaVitória



medicine

Clínico Geral na Brasilândia – Atende Mais



confiamend_logo

Pediatra Popular no Tatuapé – Clínica ConfiaMed



padrao

Geriatra Popular no Sacomã – São Paulo – SP



Perguntas Frequentes


Discalculia – Sintomas?

Pode ser difícil identificar corretamente uma perturbação da aprendizagem. Os sinais indicadores da discalculia incluem várias dificuldades:

Na identificação de números (visual e auditiva)
Em estabelecer uma correspondência recíproca (contar objetos e associar um número a cada um)
Em perceber conjuntos e quantidades
No cálculo
No entendimento do conceito de medida
Na aprendizagem das horas
Na compreensão do valor das moedas
No entendimento da linguagem matemática e dos símbolos
Em resolver problemas orais

A discalculia pode associar-se a uma deficiente organização visuo-espacial e integração não verbal (as crianças não conseguem distinguir rapidamente as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos), a dificuldades em observar grupos de objetos e dizer qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular distâncias, a distúrbios ao nível da imagem corporal, a desorientação (na distinção esquerda-direita), na perceção social e na realização de julgamentos e a um desempenho em testes de inteligência superior nas funções verbais comparativamente às funções não verbais.

As crianças com perturbações da aprendizagem podem ter mais dificuldades em compreender e seguir instruções, em recordarem o que lhes é dito, exibem má coordenação na marcha, no desporto ou, até, em gestos simples como segurar um lápis, perdem facilmente ou arrumam mal os livros e os trabalhos de casa, não entendem bem o conceito de tempo, tendem a ser renitentes na realização de tarefas que envolvem leitura, escrita ou matemática e podem apresentar um comportamento hostil ou de desafio em relação a esses deveres.


Recalcamento – O que é?

Mecanismo psíquico que mantém ou repele para o inconsciente as pulsões, emoções, ideias, afectos e recordações do indivíduo que não pode admitir no seu ego.

Os conteúdos recalcados, apesar de inconscientes, continuam actuantes e tendem a reaparecer de forma disfarçada (sonhos, actos falhados, lapsos…). Por exemplo, um adolescente diz: “preciso de dinheiro”, enquanto queria dizer que precisa das chaves, no entanto o que ele realmente pretendia seria dinheiro e a sua frase não foi intencional.


Asma – O que é?

A asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios que se inicia, habitualmente, na infância, mas que pode surgir em qualquer idade. Os doentes com asma, se estiverem controlados, podem fazer as suas atividades quer profissionais quer desportivas, sem qualquer limitação. O tratamento adequado é fundamental para uma melhoria da qualidade de vida.

É uma doença muito frequente nas crianças e caracteriza-se por um processo inflamatório crónico nas vias aéreas, que as torna mais reativas. Perante determinados estímulos, os brônquios ficam obstruídos e surgem os sintomas da doença, habitualmente episódios de tosse seca persistente, dificuldade em respirar ou sensação de aperto no peito.

Afeta cerca de um milhão de portugueses (Inquérito Nacional de Prevalência da Asma), sendo uma patologia que, na maioria dos casos, não se pode prevenir. No entanto, é possível controlá-la em mais de 90% das ocorrências. Para tal, há medidas farmacológicas e não farmacológicas que possibilitam aos asmáticos uma boa qualidade de vida e bem-estar.

Sabe-se, pelo Inquérito Nacional sobre o Controlo da Asma em Portugal, que apenas 57% dos indivíduos têm a sua doença controlada, ou seja, cerca de 300 mil ainda carecem de intervenção.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Encontre consultas, exames e clínicas popular SP –

Clínica Popular em SP
Publicidade