Consultas e Exames Popular em Centro

Encontre especialistas por serviço ou região

Perguntas Frequentes


Cistite – O que é?

As cistites ou infeções da bexiga apresentam uma alta incidência no género feminino. É difícil determinar em Portugal a prevalência real de infeção urinária mas estima-se que entre 50% a 60% das mulheres em fase de pré-menopausa terá, pelo menos, um episódio na sua vida e, dessas, 90% corresponderão a cistites. O pico de incidência de infeções não complicadas do trato urinário baixo, em mulheres, ocorre entre os 18 e os 39 anos, período que coincide com a idade de máxima atividade sexual na mulher. Quando é aguda apresenta-se em mulheres sem doenças de base e sem anomalias funcionais ou estruturais.


Tenosinovite de Quervain – O que é?

A tenossinovite de De Quervain é uma inflamação dos tendões que passam no punho para o polegar, associada à inflamação da bainha protetora que cobre esse tendão.

Neste caso os tendões inflamados servem para estender o polegar e passam num túnel (1º compartimento extensor) que se estiver ocupado por tecido inflamatório origina dor com a mobilização do dedo.

Na maior parte dos casos a causa é desconhecida e pode afetar pessoas de todas as idades.

É comum aparecer em mulheres na 4ª a 6ª semana após o parto, provavelmente por alterações hormonais ou por retenção de líquidos na gravidez.

Esta doença é a perturbação mais comum relacionada com o excesso de uso e envolve a articulação do punho.

É muito frequente em pessoas que usam a mão fazendo uma pega firma associada a um desvio do punho para o lado do osso cúbito, como acontece no ténis.


Doenças da Coifa dos Rotadores – Sintomas?

Os sintomas mais comuns são a dor em repouso e durante a noite, sobretudo quando se dorme sobre o ombro afetado; dor ao elevar e descer o braço ou com movimentos específicos; sensação de fraqueza quando se eleva ou roda o braço; sensação de crepitação durante o movimento do ombro em determinadas posições.

As roturas que ocorrem de repente, como numa queda, causam uma dor muito intensa associada a fraqueza imediata do antebraço.

A dor tende a ser mais evidente no movimento de elevação do braço pelo lado de fora do corpo.

Nas fases iniciais a dor é ligeira manifestando-se somente quando se levanta o braço acima da cabeça, como, por exemplo, para tirar algo de um armário. Nessa fase, os anti-inflamatórios e os analgésicos são eficazes.

Ao longo do tempo, a dor torna-se evidente em repouso e não desaparece com o tratamento. O braço fica mais fraco, o que torna as atividades diárias, como pentear o cabelo, mais difíceis.


*Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Clínica Popular em Centro

Clínica Popular em Centro
Publicidade