5 dicas manter seu coração saudável

Publicidade

Lipo da papada

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo. No Brasil elas são responsáveis por cerca de 20% das mortes ocorridas no nosso país, afetando principalmente pessoas acima dos 30 anos de idade.

Dentre as doenças relacionadas ao coração, as principais são infarto, arritmias, doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatias, pericardite e disfunções da aorta. Por meio da adoção de hábitos saudáveis essas doenças podem ser evitadas.

Por isso preparamos este post para você. Confira algumas dicas para manter seu coração saudável.

1. Evite o estresse

Quando uma pessoa está ansiosa e estressada, os níveis de cortisol aumentam. Esse hormônio interfere na quantidade de glicose no sangue. As altas taxas de glicose resultam em diabetes e descontrole do colesterol.

Com isso há formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneo aumentando e agravando os problemas cardíacos. Para evitar o estresse aprenda a relaxar, controle a respiração em momentos perturbantes e separe um tempo para se divertir com os amigos e a família.

2. Cuide da alimentação

Determinados alimentos podem contribuir ou piorar os fatores que geram maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por exemplo, alimentos ricos em que podem aumentar as taxas de triglicerídeos, colesterol e lipídeos. Isso favorece o aparecimento de doenças no coração.

Portanto modere no consumo de açúcar, carne vermelha e sal. Em contrapartida, adote uma dieta rica em vegetais, beba vinho e prefira óleos vegetais – óleo de canola e azeite – no preparo de alimentos. Esses alimentos diminuem a pressão arterial, reduzem o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom.

3. Controle o colesterol

O colesterol alto não causa problemas, mas indica a presença de dificuldades no organismo que representam doenças como hipertensão, ataque cardíaco e obstrução nas artérias do coração. Ele é essencial para o nosso organismo, mas em altas taxas faz mal.

A maior parte do colesterol é produzida pelo próprio organismo e uma pequena parte é obtida por meio da ingestão de alimentos. Quando o colesterol ruim está alto, o aconselhável é fazer atividades físicas, evitar determinados alimentos e consumir em maior quantidade outros alimentos.

Então, controlar o colesterol é controlar as condições necessárias para que os fatores que afetam o seu coração estejam dentro dos limites aceitáveis e, assim, garantir uma boa qualidade de vida.

4. Mantenha a higiene bucal em dia

Problemas na gengiva podem causar doenças no coração. Mas como a saúde bucal está relacionada com a saúde do coração? A má higiene na boca pode disseminar bactérias e germes no corpo por meio da corrente sanguínea.

Se essas bactérias e germes chegarem ao coração podem causar inflamação resultando em endocardite, aterosclerose e acidente vascular cerebral. Uma boa higiene bucal protege o coração, além de proporcionar um sorriso saudável e limpo.

Viu como é fácil adotar comportamentos e hábitos que diminuem o risco de desenvolver doenças no coração? Mesmo com todos esses cuidados, faça um check-up por meio de exames de sangue e eletrocardiograma.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, que tal ler sobre o que é e como controlar o colesterol?

 

 

 

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This