A depressão é uma doença global que afeta milhares de vidas. Em seu estágio mais crítico pode levar a pessoa a cometer suicídio. Há situações que ela começa com a morte social em que a pessoa se isola do mundo, mas nem sempre é assim. Algumas pessoas morrem apenas por dentro e ninguém percebe.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas no mundo tem depressão. E as mulheres são mais afetadas do que os homens por essa doença. A OMS ainda aponta que menos da metade das pessoas não recebem tratamento por falta de recursos, de profissionais qualificados e preconceito social.

A depressão

A depressão é um distúrbio afetivo mental que gera uma baixa autoestima no indivíduo. Por conta disso seu tratamento não consiste apenas no tratamento do corpo. É uma combinação de elementos psicológicos, biológicos e sociais.

Portanto, além da ingestão de medicamentos, é aconselhável que a pessoa depressiva busque ajuda com um psicoterapeuta. Em casos mais graves, a pessoa é encaminhada para tratamentos em hospitais especializados.

Mas, o que provoca essa doença? Os motivos que desencadeiam a depressão são vários. Dentre eles destacam-se a genética, a falta ou excesso de neurotransmissores no cérebro, uso de drogas e álcool, traumas de infância, bullying, morte de conhecidos e melancolia pós-parto.

Sintomas

Veja alguns sintomas que aparecem nas pessoas com depressão. Mas nem todas as pessoas desenvolvem os mesmos sintomas, eles variam conforme idade e gênero.

Diagnóstico e tratamento

A depressão varia conforme a gravidade – leve, moderada e grave. O diagnóstico de depressão só pode ser dado pelo especialista em saúde mental (psicólogo e psiquiatra). Com base nos sintomas e características do paciente, o médico indicará qual o melhor tratamento para ele. Os quais podem ser:

  • terapia: psicanálise freudiana, psicanálise junguiana, psicanálise lacaiana ou TCC;
  • medicação: remédios antidepressivos;
  • alternativo: atividades de lazer, meditação ou pilates;
  • eletroconvulsivo: eletrochoques cerebrais.

Algumas pessoas podem ter depressão e não tem consciência disso, por isso é importante estar atento aos sinais. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor será o resultado do tratamento. Depressão é coisa séria e precisa de cuidados. Acompanhe mais informações sobre as doenças que afetam nosso corpo e nossa alma, siga nossa página no Facebook.

 

Comente

Please enter your comment!
Please enter your name here