O que é depressão e como tratar?

Publicidade

O que é depressão Transtorno depressivo maior

A depressão é uma doença global que afeta milhares de vidas. Em seu estágio mais crítico pode levar a pessoa a cometer suicídio. Há situações que ela começa com a morte social em que a pessoa se isola do mundo, mas nem sempre é assim. Algumas pessoas morrem apenas por dentro e ninguém percebe.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas no mundo tem esse disturbio. E as mulheres são mais afetadas do que os homens por essa doença.

A OMS ainda aponta que menos da metade das pessoas não recebem tratamento por falta de recursos, de profissionais qualificados e preconceito social.

A depressão

A depressão é um distúrbio afetivo mental que gera uma baixa autoestima no indivíduo. Por conta disso seu tratamento não consiste apenas no tratamento do corpo. É uma combinação de elementos psicológicos, biológicos e sociais.

Portanto, além da ingestão de medicamentos, é aconselhável que a pessoa depressiva busque ajuda com um psicoterapeuta. Em casos mais graves, a pessoa é encaminhada para tratamentos em hospitais especializados.

Mas, o que provoca essa doença? Os motivos que desencadeiam a depressão são vários. Dentre eles destacam-se a genética, a falta ou excesso de neurotransmissores no cérebro, uso de drogas e álcool, traumas de infância, bullying, morte de conhecidos e melancolia pós-parto.

Quais são as 5 fases da depressão?

  1. Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão.
  2. Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior.
  3. Depressão ansiosa. Este é outro tipo de depressão que está presente em um número significativo de pessoas.
  4. Depressão Psicótica.
  5. Depressão pós-parto.

1. Depressão ou Transtorno depressivo maior

Distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia.

As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.

A base do tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses tratamentos podem normalizar alterações cerebrais associadas à depressão.

Requer um diagnóstico médico

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza e pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.

2. Depressão Distimia

Distimia é um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade. Diferentemente da depressão que se instala de repente, a distimia não tem essa marca brusca de ruptura. O mau humor é constante. Os portadores do transtorno são pessoas de difícil relacionamento, com baixa autoestima e elevado senso de autocrítica.

Distimia é um transtorno psiquiátrico, popularmente conhecido como depressão de longa duração. A doença é diferente da depressão comum, pois se caracteriza pelo mau humor constante. Os pacientes com Distimia apresentam irritação constante e personalidade difícil. As causas da Distimia ainda não são concretas.

3. Depressão Ansiosa

Transtorno depressivo ansioso é um acometimento psiquiátrico comum que une sintomas de dois transtornos, criando um quadro de tristeza e preocupação constantes.

4. Depressão Psicótica

A depressão psicótica é mais um dos tipos. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

O que causa depressão psicótica?

Causas. Sintomas depressivos e psicóticos podem aparecer como consequência de alterações do funcionamento cerebral resultantes de doenças como acidentes vasculares cerebrais, processos cerebrais inflamatórios ou tumores. Nestes casos, além do tratamento sintomático com remédios, deve-se tratar também a causa original

5. Depressão pós-parto

A depressão pós-parto é uma doença que acomete mulheres após o parto. Essa condição é definida como uma profunda tristeza que pode trazer consequências tanto para mãe como o bebê, pois há comprometimento do vínculo entre eles, que pode inclusive não ocorrer.

Depressão que ocorre após o parto. Mulheres que desenvolvem pós-parto possuem maior risco de desenvolver em um outro momento da vida.
Os sintomas podem incluir insônia, perda de apetite, irritabilidade intensa e dificuldade de criar um vínculo com o bebê.

Se não for tratada, a depressão pode durar vários meses. O tratamento inclui terapia, antidepressivos ou tratamento de reposição hormonal.

O que leva uma pessoa a depressão?

Existem alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento.

  • Histórico familiar.
  • Transtornos psiquiátricos correlatos.
  • Estresse crônico.
  • Ansiedade crônica.
  • Disfunções hormonais.
  • Excesso de peso.
  • Sedentarismo e dieta desregrada.
  • Vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas)

Sintomas

Veja alguns sintomas que aparecem nas pessoas. Mas nem todas as pessoas desenvolvem os mesmos sintomas, eles variam conforme idade e gênero.

Diagnóstico e tratamento

Varia conforme a gravidade – leve, moderada e grave. O diagnóstico de depressão só pode ser dado pelo especialista em saúde mental (psicólogo e psiquiatra). Com base nos sintomas e características do paciente, o médico indicará qual o melhor tratamento para ele. Os quais podem ser:

  • terapia: psicanálise freudiana, psicanálise junguiana, psicanálise lacaiana ou TCC;
  • medicação: remédios antidepressivos;
  • alternativo: atividades de lazer, meditação ou pilates;
  • eletroconvulsivo: eletrochoques cerebrais.

Qual o tratamento para uma pessoa com depressão?

A depressão é geralmente tratada com medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Antes de um diagnóstico ou tratamento, um psicólogo ou médico psiquiatra deve realizar uma avaliação diagnóstica completa, incluindo uma entrevista.

Algumas pessoas podem ter e não tem consciência disso, por isso é importante estar atento aos sinais. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor será o resultado do tratamento.

Depressão é coisa séria e precisa de cuidados. Acompanhe mais informações sobre as doenças que afetam nosso corpo e nossa alma, siga nossa página no Facebook.

 

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This