Você sabe o que é colesterol e como ele age em seu corpo? Então, não se preocupe, pois, nós preparamos este artigo para explicar para você mais sobre ele, quais são os tipos de colesterol que temos em nosso corpo e como ter um estilo de vida saudável para controlar os níveis de colesterol. Boa leitura!

O que é colesterol

O colesterol é um esteroide presente no nosso organismo e tem um papel fundamental no funcionamento do corpo. Entre as principais funções do colesterol estão revestimento da membrana celular, produção de hormônios femininos e masculinos e produção de vitamina D.

Mas em altas taxas o colesterol pode prejudicar o organismo. As doenças que podem ser causadas pelo colesterol alto são: aterosclerose, diabetes, doença renal crônica, infarto agudo no miocárdio, problemas cardíacos, problemas no fígado, doenças arteriais coronarianas (hipertensão) e acidente vascular cerebral (AVC).

Quais sãos os tipos de colesterol

Como o sangue e o colesterol não se misturam ele precisa ser transportado por lipoproteínas – gorduras – pelas correntes sanguíneas. Essas lipoproteínas são classificadas em três tipos. Confira, a seguir, quais são os tipos de colesterol.

LDL

São lipoproteínas de baixa densidade. Também conhecido como colesterol ruim por acumular a gordura nas paredes arteriais e causar o entupimento das veias.

Valores de referência para o colesterol LDL:

  • menor que 100 mg/dl está baixo;
  • entre 101 mg/dl e 130 mg/dl está normal;
  • entre 131 mg/dl e 160 mg/dl está normal/alto;
  • entre 161 mg/dl e 190 mg/dl está alto;
  • maior que 190 mg/dl está muito alto.

HDL

São lipoproteínas de alta densidade ou chamado de colesterol bom. Sua função é remover e transportar a gordura presente nas paredes arteriais para o fígado, onde é eliminado.

Valores de referência para o colesterol HDL:

  • menor que 40 mg/dl está baixo;
  • entre 40 mg/dl e 60 mg/dl está normal;
  • maior que 60 mg/dl está alto.

Como controlar o colesterol

Grande parte do colesterol, cerca de 70% a 75%, é produzido pelo fígado e o restante vem da alimentação. Os fatores como idade, gênero, histórico familiar, obesidade, falta de atividade física, fumo, diabetes também influenciam na quantidade de colesterol no corpo. Então, veja como controlar o colesterol e melhorar seu estilo de vida.

  • diminua o consumo de gorduras saturadas como manteiga, queijo, creme de leite, carne bovina, leite integral, gema de ovo e nata;
  • diminua o consumo de gordura trans, ou seja, produtos industrializados como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, sorvetes e batatas fritas;
  • inclua gorduras insaturadas na alimentação como salmão, atum e abacate;
  • consuma alimentos com fitosteróis como iogurtes, creme vegetal, nozes, amêndoas, óleo de girassol e de canola;
  • acrescente mais fibras na sua dieta como aveia, pães integrais e maças;
  • pratique atividades físicas regularmente como caminhas e corridas;
  • evite cigarros e similares.

Portanto, pessoas que possuem doenças cardiovasculares devem ter um controle mais rigoroso com a saúde por desenvolverem maiores chances de aumentar o nível de colesterol ruim. Para diagnosticar o colesterol é importante procurar um médico – clínico geral, endocrinologista, cardiologista – e fazer um exame de sangue.

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