Sinais de alerta para o câncer de próstata

Publicidade

No Brasil e no mundo o câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns entre os homens. Essa doença é silenciosa e por isso torna-se ainda mais perigosa. Quando está na sua fase inicial não apresenta sinais, apenas quando a doença está em um estágio mais avançado.

Quer saber mais sobre essa doença? Acompanhe a leitura!

O que é câncer de próstata

O câncer de próstata ou CaP é um tumor na região da próstata e é uma das doenças mais recorrentes entre os homens. O seu diagnóstico é possível por meio do exame de toque retal e dosagem do PSA em homens a partir dos 50 anos de idade e depois dos 45 anos de idade, se houver a presença de fatores de riscos.

O toque retal é uma das ferramentas mais eficazes no diagnóstico do câncer de próstata, apesar de um desconfortável e constrangedor. O PSA é um marcador que mostra a concentração sérica produzida pelo tecido prostático.

Segundo o Instituo Nacional do Câncer a estimativa é de que 68.220 casos de câncer de próstata deva ocorrer nos anos de 2017 e 2018. Isso representa cerca de 31,7% dos tipos de cânceres mais comuns entre os homens.

Os pacientes com CaP não desenvolvem sintomas quando a doença está na fase inicial. Os sintomas da doença só aparecem no local quando a doença estiver avançada. Ou seja, deixa de ser uma neoplasia e passa a ser uma metastática.

Por isso é muito importante a detecção precoce dessa doença. A detecção antecipada permite obter melhores resultados no tratamento. Veja quais são os sintomas mais recorrentes do câncer de próstata quando a doença está em um estágio mais avançado.

Quais são os principais sinais e sintomas

Alterações na urina

Mudanças na urina e nos hábitos de urinar podem indicar a presença do câncer de próstata, como micção frequente, dificuldades para urinar, dificuldades para interromper o fluxo de urina, sangue na urina, diminuição na quantidade de urina, urinar em gotas e urinar frequentemente à noite.

Dificuldade para manter a ereção

A disfunção erétil ou impotência sexual é quando o homem tem dificuldades para ter ou manter uma ereção firme para a relação sexual. Muitos homens têm vergonha de admitir quando tem esse problema, mas é muito importante procurar um médico urologista quando isso acontecer.

Presença de sangue no sêmen

A presença de sangue no líquido seminal pode representar pequenos problemas ou, até mesmo, grandes problemas como o câncer de próstata. O sangue no sêmen pode ser causado por infecção, inflamação ou lesão em qualquer parte do sistema reprodutor masculino.

Dor nos ossos e na região dos testículos

A medida que o câncer de próstata vai avançando, novos sintomas aparecem como as dores nos ossos do quadril, costas, coxas e ombros. Além das dores na região dos testículos. Qualquer tipo de trauma pode causar um desconforto nessa região. Esteja atento quanto a intensidade da dor e com a frequência que ela ocorre.

Insuficiência renal

Esse é mais um dos sinais que ocorre quando a doença está mais avançada. A medida que a próstata incha ocasiona uma obstrução da passagem da urina na uretra. Com isso a urina fica pressa nas vias urinárias podendo ocasionar problemas nos rins.

Quanto mais tempo há obstrução nas vias urinárias e os rins ficam cheios de urina, o problema tende a piorar, tornando difícil a desobstrução do fluxo.

Como vimos a detecção precoce do câncer de próstata é muito importante. No caso de dúvidas procure urgentemente um médico urologista e proteja a sua vida! Não sabe onde encontrar um médico? Acesse nossa página para encontrar uma clínica perto de você.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This