Você sabe o que é bullying

Publicidade

O bullying é um problema recorrente há muito tempo, principalmente entre as crianças ocorrendo principalmente no ambiente escolar. Mas também pode acontecer entre os adultos, seja na faculdade ou no ambiente de trabalho.

Geralmente as vítimas são pessoas tímidas ou que acabarem de chegar em novo local. Mas você sabe o que é bullying? Por que uma pessoa age dessa forma? Acompanhe a leitura e vamos entender mais sobre o assunto!

O que é bullying

O termo bully significa valentão, pois a pessoa que pratica essa ação tenta se impor para as suas vítimas. Portanto, uma pessoa que faz bullying tem atitudes agressivas recorrentes, sem motivo aparente para agir desse modo. Os tipos de bullying mais comuns são:

  • verbal: palavras, apelidos e insultos;
  • moral: boatos, difamações e calúnias;
  • físico: empurrão e chutes;
  • psicológico: manipulação e perseguição;
  • material: roubos e furtos;
  • sexual: assédios e sexuais e abusos;
  • cyberbullying: internet e telefone.

O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social seja na escola, família, trabalho ou, até mesmo, entre vizinhos. Quando ocorre na infância, a pessoa pode tornar-se um adulto agressivo.

O que leva a pessoa a praticar o bullying

Geralmente a pessoa que pratica bullying faz isso para tornar-se popular e, assim, sentir mais poderosa. Sente-se satisfeita ao ver o outro sofrendo. Tem o hábito de provocar brigas e não se adaptam às regras.

Em alguns casos, o agressor pode já ter sofrido algum tipo de agressão antes, receberam pouco afeto e atenção pelos pais ou podem já ter sofrido humilhação pelos familiares ou conhecidos. Nesses casos, a prática do bullying é uma tentativa de transferir algum tipo de sofrimentos internalizado.

Como identificar quem sofre com o bullying

Você sabe como identificar uma pessoa que está sofrendo bullying? Confira alguns dos sintomas mais recorrentes entre as vítimas: roupas rasgadas, medo de ir à escola ou à faculdade, sinais de traumas na pele, insônia, alterações repentinas de humor, isolamento social, comportamento agressivo, sentimentos de medo e ansiedade e problemas de relacionamento.

Como ajudar quem sofre de bullying

O primeiro passo para ajudar uma vítima de bullying é conquistar a sua confiança. É importante não culpar a pessoa pela situação nem a incentivar a reagir da mesma maneira com o agressor. Converse com a pessoa sobre os problemas e frustrações, ajude-a a se fortalecer emocionalmente.

Se necessário procure a ajude de médicos especialistas. Mas lembre-se que as pessoas que estão em volta da vítima exercem grande influenciam sobre elas. Portanto incentive a pessoa a buscar por boas companhias.

Busque possíveis soluções junto a pessoa para resolver o problema, mostrando que independente do motivo que levou o agressor a feri-la ela não tem que mudar para agradar o outro. Repito é muito importante trabalhar a emoção da pessoa.

Dessa forma ela será capaz de não permitir que os ataques a atinja tão profundamente interferindo no seu estilo de vida e na sua felicidade. Se possível, a vítima deve evitar o contato direto com o agressor para superar com mais facilidade o problema.

Portanto, esteja atento aos sinais de bullying em pessoas próximas a você e ofereça o apoio necessário para que a vítima de bullying possa superar esse problema. Se precisa de um especialista em sua região, entre em contato com a nossa equipe. Encontraremos uma clínica popular perto de você!

 

 

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This