Câmara Hiperbárica: O Que é e Para que Serve?

Publicidade

Uma câmara hiperbárica é um dispositivo que cria um ambiente artificial com aumento da pressão atmosférica. É usado para o tratamento de muitas condições médicas, como doença descompressiva, envenenamento por monóxido de carbono e outras doenças ou lesões causadas pelo fornecimento insuficiente de oxigênio aos tecidos do corpo.

O uso mais comum de uma câmara hiperbárica é tratar a doença descompressiva em mergulhadores que emergem muito rapidamente da água. O aumento da pressão atmosférica na câmara força mais oxigênio no sangue, o que ajuda a prevenir sintomas como dores nas articulações e espasmos musculares.

A pressão dentro da câmara é aumentada para o que seria em altitudes mais altas, o que ajuda em casos de mal de altitude. O tratamento também pode ajudar em casos de doença descompressiva, gangrena gasosa e envenenamento por monóxido de carbono, entre outros.

A câmara é projetada para imitar a pressão atmosférica encontrada a uma profundidade de cerca de dois metros na água.

Nesse ambiente, a pressão do ar é maior do que seria ao nível do mar e as moléculas de oxigênio são usadas de forma mais eficiente pelas células do corpo.

A pessoa dentro da câmara hiperbárica respira oxigênio puro enquanto está sob pressão, o que ajuda seu corpo a se curar rapidamente.

Alguns sintomas comuns incluem:

Dor de cabeça;

Tontura;

Falta de ar.

As câmaras hiperbáricas podem ser usadas para tratar uma ampla gama de condições médicas, incluindo envenenamento por monóxido de carbono, doença descompressiva e feridas crônicas que não cicatrizam sozinhas.

Câmara Hiperbárica- O Que é e Para que Serve?

Câmara Hiperbárica- O Que é e Para que Serve?

Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This