O Que é Lepra? Como Tratá-la?

Publicidade

A hanseníase mais conhecida como Lepra é uma infecção bacteriana que existe há séculos. É mais comum em regiões tropicais e subtropicais, mas pode ser encontrado em todo o mundo.

A doença é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ataca a pele, os nervos e os olhos. A bactéria se espalha de pessoa para pessoa através de gotículas no ar da tosse ou espirro e também pode ser transmitida pelo contato com a pele ou membranas mucosas de uma pessoa infectada.

Os sintomas da hanseníase incluem uma erupção vermelha em uma ou mais partes do corpo, que pode formar bolhas e descascar com o tempo; dormência; formigamento; fraqueza muscular; úlceras indolores na pele que cicatrizam sem deixar cicatrizes; manchas espessas. A hanseníase pode ser curada com antibióticos. É possível viver uma vida longa com hanseníase sem nenhum sintoma perceptível.

Existem três tratamentos principais para a hanseníase:

a poliquimioterapia (MDT);

tratamento cirúrgico;

tratamento local (LT).

A MDT é usada para tratar casos ativos de hanseníase, enquanto a LT é usada nos casos em que não há sinais de infecção ou quando o paciente foi diagnosticado com tuberculose.

O Que é Lepra? Como Tratá-la?

O Que é Lepra? Como Tratá-la?

A poliquimioterapia é o tratamento mais comum usado para ajudar os pacientes com hanseníase. As drogas usadas nesta terapia incluem dapsona, rifampicina, clofazimina e etambutol.

Atenção este artigo não é uma recomendação de tratamento, muito menos de diagnóstico. Procure sempre um Médico especialista para obter os cuidados necessários. Cuide Sempre da Tua Saúde, Cuide Sempre da Vida.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This