Câncer de cabeça e pescoço: o que é, quais os fatores de riscos e como tratar?

Publicidade

O câncer é um dos principais motivos de morte no mundo, essa doença mata cerca de 8,2 milhões de pessoas por ano. Só no ano passado foram 32 milhões de pessoas diagnósticas com a doença, segundo dados no site da BBC.

A cada ano surgem 14,1 milhões de novos casos. E a região que concentra o maior número de casos de câncer é Ásia, seguida da Europa e América.

Dentre os diversos tipos de cânceres há aqueles que encontrem na cabeça e no pescoço. Os cânceres que se localizam nessa região representam cerca de 3% de todos os tipos de câncer. Confira, a seguir, mais algumas informações sobre o câncer de cabeça e pescoço.

O que é câncer de cabeça e pescoço

Câncer de cabeça e pescoço é um termo coletivo para descrever os tumores malignos que surgem no trato aero digestivo superior. Estima-se que esse tipo de câncer é um dos mais prevalentes no mundo e seu prognóstico é ruim quando não é detectado no estágio inicial, segundo a OMS. Os cânceres dessa área são:

  • câncer de pele;
  • câncer da cavidade oral;
  • câncer de nasofaringe;
  • câncer de orofaringe;
  • câncer de hipofaringe;
  • câncer de laringe;
  • câncer de nariz e seios paranasais;
  • câncer em glândulas salivares; e
  • câncer em meato auditivo externo e ouvido médio.

Esse tipo de câncer é mais comum entre pessoas do sexo masculino do que o sexo feminino. A sua incidência aumenta de acordo com a idade, especialmente após os 50 anos de idade.

Quais são os fatores de riscos

Segundo o Cancer Research UK, em notícia publicada no portal da BBC, o principal fator de risco é o tabagismo. E junto com a dieta e obesidade, o álcool e o sedentarismo representam cerca de um terço de todos os fatores de cânceres no mundo. Pelo menos 75% dos canceres de cabeça e pescoço são causados ​​pelo uso de tabaco e álcool.

Outros fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço incluem: vírus Epstein-Barr, carnes curadas e alimentos salgados, higiene bucal deficiente, exposição à luz UV, exposição à radiação e exposições ocupacionais (níquel, pó de madeira, formaldeído).

Como tratar o câncer de cabeça e pescoço

Para poder realizar o tratamento, o médico (oncologista, radioterapeuta, hematologista, cirurgião) precisa fazer o diagnóstico para definir a localização exata do tumor e o estágio do câncer. Além disso, o tipo de tratamento também depende da idade e da saúde geral do paciente.

Os testes mais comuns são: biopsia do tumor, exame de sangue, radiografia, hemograma completo, tomografia computadorizada e ressonância magnética. E entre os principais tipos de tratamentos estão: quimioterapia, radioterapia, princípios cirúrgicos, imunoterapia e terapia hormonal.

O câncer é uma doença que tem tirado muitas vidas, por isso cuide bem de sua saúde. Portanto, qualquer alteração no seu corpo procure uma orientação médica. Entre na plataforma Convênio Social e encontre uma clínica perto de você.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This