O que é e como controlar o colesterol
Índice do Conteúdo
O que é colesterol
O colesterol é um esteroide presente no nosso organismo e tem um papel fundamental no funcionamento do corpo. Entre as principais funções do colesterol estão revestimento da membrana celular, produção de hormônios femininos e masculinos e produção de vitamina D.
Mas em altas taxas o colesterol pode prejudicar o organismo. As doenças que podem ser causadas pelo colesterol alto são: aterosclerose, diabetes, doença renal crônica, infarto agudo no miocárdio, problemas cardíacos, problemas no fígado, doenças arteriais coronarianas (hipertensão) e acidente vascular cerebral (AVC).
Quais sãos os tipos de colesterol
Como o sangue e o colesterol não se misturam ele precisa ser transportado por lipoproteínas – gorduras – pelas correntes sanguíneas. Essas lipoproteínas são classificadas em três tipos. Confira, a seguir, quais são os tipos de colesterol.
LDL
São lipoproteínas de baixa densidade. Também conhecido como colesterol ruim por acumular a gordura nas paredes arteriais e causar o entupimento das veias.
Valores de referência para o colesterol LDL:
- menor que 100 mg/dl está baixo;
- entre 101 mg/dl e 130 mg/dl está normal;
- entre 131 mg/dl e 160 mg/dl está normal/alto;
- entre 161 mg/dl e 190 mg/dl está alto;
- maior que 190 mg/dl está muito alto.
HDL
São lipoproteínas de alta densidade ou chamado de colesterol bom. Sua função é remover e transportar a gordura presente nas paredes arteriais para o fígado, onde é eliminado.
Valores de referência para o colesterol HDL:
- menor que 40 mg/dl está baixo;
- entre 40 mg/dl e 60 mg/dl está normal;
- maior que 60 mg/dl está alto.
Como controlar o colesterol
Grande parte do colesterol, cerca de 70% a 75%, é produzido pelo fígado e o restante vem da alimentação. Os fatores como idade, gênero, histórico familiar, obesidade, falta de atividade física, fumo, diabetes também influenciam na quantidade de colesterol no corpo. Então, veja como controlar o colesterol e melhorar seu estilo de vida.
- diminua o consumo de gorduras saturadas como manteiga, queijo, creme de leite, carne bovina, leite integral, gema de ovo e nata;
- diminua o consumo de gordura trans, ou seja, produtos industrializados como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, sorvetes e batatas fritas;
- inclua gorduras insaturadas na alimentação como salmão, atum e abacate;
- consuma alimentos com fitosteróis como iogurtes, creme vegetal, nozes, amêndoas, óleo de girassol e de canola;
- acrescente mais fibras na sua dieta como aveia, pães integrais e maças;
- pratique atividades físicas regularmente como caminhas e corridas;
- evite cigarros e similares.
Portanto, pessoas que possuem doenças cardiovasculares devem ter um controle mais rigoroso com a saúde por desenvolverem maiores chances de aumentar o nível de colesterol ruim. Para diagnosticar o colesterol é importante procurar um médico – clínico geral, endocrinologista, cardiologista – e fazer um exame de sangue.
Entre na plataforma Convênio Social e encontre um profissional próximo de você!
Índice do Conteúdo
Índice do Conteúdo