Quem nunca ouviu aquele velho ditado “Prevenir é o melhor remédio”. Muitos, não é? Mas nós temos o hábito de apenas procurar um médico oftalmologista quando os sintomas já estão mais avançados. O problema é que algumas doenças não apresentam sintomas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo. Em se tratando de crianças, a cada um minuto uma criança fica cega. Os números poderiam ser menores, pois boa parte poderia ser evitada, como aponta João A. H. de Freitas, presidente da SOB.

Conheça alguns sintomas que indicam que está na hora de procurar um oftalmologista e as doenças relacionadas aos olhos. Mas não saia fazendo um autodiagnostico, sempre procure por um especialista!

Quais são os sintomas de problemas nos olhos

É importante estar atento aos primeiros sinais para procurar o mais rápido possível um oftalmologista e realizar um tratamento para garantir a saúde dos seus olhos. Então confira alguns sintomas:

Visão embaçada

Quando sua visão fica embaçada ou turva é sinal de que tem algo de errado com os seus olhos. Você não consegue ver nitidamente os detalhes.

As principais doenças que podem causar uma visão embaraçada são miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata e glaucoma.

Vermelhidão

A vermelhidão nos olhos pode ser causada pelo tempo seco ou maquiagem que podem estar resultando em alergia.

Mas também pode estar associada com doenças nos olhos, como olho seco, conjuntivite, glaucoma, blefarite, uveíte e ceratite.

Manchas

Qualquer alteração nos olhos você deve procurar por um especialista. As manchas significam uma alteração que é causada por pequenas lesões pigmentadas que podem ser de coloração preta, castanha ou rosa.

As manchas aparecem quando a pessoa tem pinguécula, degeneração macular relacionada com a idade, descolamento de retina e miopia.

Histórico de diabetes

Para quem é diabético a visita ao médico é obrigatória e deve ser feita periodicamente, pois a doença pode levar à cegueira.

A doença que acomete os diabéticos é a retinopatia diabética que levam á distorção da visão e pode evoluir para glaucoma e isquemia, e sem tratamento pode causar a cegueira.

As doenças oculares podem afetar quaisquer pessoas e em todos os estágios de vida. Algumas podem ser detectadas já na infância, quando a criança nasce. Por isso, o Teste do Olhinho é feito quando o bebê ainda está na maternidade.

Muitas pessoas após os 50 anos desenvolvem doenças nos olhos. Segundo a OMS, no portal da SOB, 80% das pessoas cegas no mundo passaram dessa idade e as principais doenças são catarata, glaucoma e degeneração macular.

O acesso ao atendimento oftalmológico é fator decisivo para mudar a realidade da saúde ocular em nosso país. Os nossos olhos são tão importantes quanto qualquer outra parte do nosso corpo.

Que tal fazer uma visita ao oftalmologista para manter sua visão saudável? Entre na plataforma Convênio Social e encontre uma clínica oftalmológica perto de você.

 

 

Comente

Please enter your comment!
Please enter your name here