Qual o melhor exame de imagem: tomografia ou ressonância?

Publicidade

A medicina vem avançando ao longo dos tempos e novas tecnologias foram criadas para melhorar a detecção de doenças como a tomografia ou ressonância. Mas você sabe para que serve cada uma delas? Qual a diferença entre esses dois procedimentos?

Não se preocupe. Vamos mostrar para você a diferença entre eles e qual a situação mais indicada para usá-los.

O que é para que serve a tomografia

É um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação x para visualizar uma parte do corpo humano em três planos do espaço. Esse exame permite enxergar o corpo de diversos ângulos e dividi-os em pedaços menores.

Para realizá-lo o paciente deita em uma mesa de barriga para cima e deve permanecer imóvel. Essa mesa desliza para dentro da máquina de tomografia. Ela faz um scanner do corpo de forma bem detalhada.

Antes de fazer o exame o paciente precisa realizar um jejum de 4 horas. Também é importante informar ao médico se possui um marca-passo ou outro dispositivo no corpo, problemas renais e se é diabético.

E o que é e para que serve a ressonância

A ressonância magnética exame utiliza um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens de partes do corpo. É capaz de mostrar com detalhes as estruturas internas dos órgãos ao provocar uma movimentação nas moléculas do corpo.

Essas moléculas serão captadas pelo aparelho e enviadas para um computador. O paciente não pode mexer durante a realização do exame. Pois qualquer movimentação pode alterar a qualidade e os resultados do exame. Em alguns casos os pacientes precisam ser sedados.

Para a realização do exame não podem ser utilizados joias e detalhes metálicos. O paciente deve informar se utiliza próteses, DIU ou marca-passo. Além informar quais são os medicamentos que tem feito uso.

Qual é o melhor exame de imagem

As principais diferenças entre esses dois tipos de exame é que a tomografia utiliza raio x para gerar as imagens. Já a ressonância faz uso de campos magnéticos e ondas de rádio e faz uma representação tridimensional do corpo.

Além do mais as objeções de quem pode fazer o exame da ressonância são maiores do que os da tomografia. Em relação às desvantagens, na ressonância o paciente fica muito tempo sem mexer e a tomografia utiliza raio x.

O exame de tomografia computadorizada é indicado para avaliar a evolução de tumores, investigar hemorragias, traumas, lesões no fígado, cirrose, fraturas, tumores, infecções, doenças vasculares e ocorrência de apendicite.

Já a ressonância é mais adequada para diagnosticar problemas como aneurisma, alterações nas articulações, esclerose múltipla, lesões nos órgãos internos e tumores, infecções nos nervos, cistos, hérnia de discos e coágulos.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre tomografia e ressonância. Que tal aprender mais coisas sobre a área da saúde? Acesse nosso blog e continue acompanhando as dicas.

Publicidade

Pin It on Pinterest

Share This